Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UMAAVALIAÇÃO DO SEU PROCESSO HISTÓRICO COMO PARTE DO PERFIL DO PIBIC NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

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      OBJETIVO DE GERAR INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO. CONTRIBUI AINDA NA FORMAÇÃO DE UM NOVO\r\n
      QUADRO DE DOCENTES MAIS CAPACITADOS, PROMOVENDO A AUTOESTIMA DOS SEUS ORIENTANDOS, NÃO\r\n
      APENAS NO INCENTIVO DE BOLSAS, MAS TAMBÉM EM PREMIAÇÕES COMO A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E AS\r\n
      REAPRESENTAÇÕES DOS MELHORES TRABALHOS EM EVENTOS LOCAIS E NACIONAIS, COMO A REUNIÃO ANUAL\r\n
      DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO AVALIAR\r\n
      A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), COMO\r\n
      ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL, CONHECENDO AS POLÍTICAS DE PESQUISA QUE\r\n
      REFORÇAM A SUA PRÁTICA CIENTÍFICA. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA, BASEANDO-SE EM FONTES DOCUMENTAIS E\r\n
      BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, CONFORME\r\n
      OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI EVIDENCIADO QUE OS\r\n
      ALUNOS DA IC POSSUEM UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA DIFERENCIADA DOS DEMAIS ESTUDANTES.\r\n
      EVIDENCIOU-SE QUE A VALORIZAÇÃO DO PIBIC NA UFAL VEM SENDO DEMONSTRADA ATRAVÉS DAS CRESCENTES\r\n
      DEMANDAS DE PROJETOS SUBMETIDOS NOS EDITAIS DO PROGRAMA E DOS INVESTIMENTOS EM BOLSAS DE\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O SABER CIENTÍFICO RELACIONA-SE COM O APRENDIZADO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE CONSOLIDAR AQUELES JÁ EXISTENTES. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE DESPERTAR A VOCAÇÃO CIENTÍFICA, TEM O OBJETIVO DE GERAR INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO. CONTRIBUI AINDA NA FORMAÇÃO DE UM NOVO QUADRO DE DOCENTES MAIS CAPACITADOS, PROMOVENDO A AUTOESTIMA DOS SEUS ORIENTANDOS, NÃO APENAS NO INCENTIVO DE BOLSAS, MAS TAMBÉM EM PREMIAÇÕES COMO A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E AS REAPRESENTAÇÕES DOS MELHORES TRABALHOS EM EVENTOS LOCAIS E NACIONAIS, COMO A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO AVALIAR A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL, CONHECENDO AS POLÍTICAS DE PESQUISA QUE REFORÇAM A SUA PRÁTICA CIENTÍFICA. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA, BASEANDO-SE EM FONTES DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, CONFORME OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI EVIDENCIADO QUE OS ALUNOS DA IC POSSUEM UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA DIFERENCIADA DOS DEMAIS ESTUDANTES. EVIDENCIOU-SE QUE A VALORIZAÇÃO DO PIBIC NA UFAL VEM SENDO DEMONSTRADA ATRAVÉS DAS CRESCENTES DEMANDAS DE PROJETOS SUBMETIDOS NOS EDITAIS DO PROGRAMA E DOS INVESTIMENTOS EM BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PESQUISA FICOU EVIDENCIADO NESSE ESTUDO, MEDIANTE O SEU ENVOLVIMENTO E ENGAJAMENTO NA FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES, AINDA NA GRADUAÇÃO.

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