O SABER CIENTÍFICO RELACIONA-SE COM O APRENDIZADO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE CONSOLIDAR
AQUELES JÁ EXISTENTES. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE DESPERTAR A VOCAÇÃO CIENTÍFICA, TEM O
OBJETIVO DE GERAR INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO. CONTRIBUI AINDA NA FORMAÇÃO DE UM NOVO
QUADRO DE DOCENTES MAIS CAPACITADOS, PROMOVENDO A AUTOESTIMA DOS SEUS ORIENTANDOS, NÃO
APENAS NO INCENTIVO DE BOLSAS, MAS TAMBÉM EM PREMIAÇÕES COMO A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E AS
REAPRESENTAÇÕES DOS MELHORES TRABALHOS EM EVENTOS LOCAIS E NACIONAIS, COMO A REUNIÃO ANUAL
DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO AVALIAR
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), COMO
ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL, CONHECENDO AS POLÍTICAS DE PESQUISA QUE
REFORÇAM A SUA PRÁTICA CIENTÍFICA. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM
QUALITATIVA, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA, BASEANDO-SE EM FONTES DOCUMENTAIS E
BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, CONFORME
OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI EVIDENCIADO QUE OS
ALUNOS DA IC POSSUEM UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA DIFERENCIADA DOS DEMAIS ESTUDANTES.
EVIDENCIOU-SE QUE A VALORIZAÇÃO DO PIBIC NA UFAL VEM SENDO DEMONSTRADA ATRAVÉS DAS CRESCENTES
DEMANDAS DE PROJETOS SUBMETIDOS NOS EDITAIS DO PROGRAMA E DOS INVESTIMENTOS EM BOLSAS DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE O COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE
PESQUISA FICOU EVIDENCIADO NESSE ESTUDO, MEDIANTE O SEU ENVOLVIMENTO E ENGAJAMENTO NA
FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES, AINDA NA GRADUAÇÃO.