O TRABALHO EXAMINA, A PARTIR DE DADOS DE DUAS ESCOLAS DE DIFERENTES MUNIC?PIOS DA TRANSAMAZ?NICA, ASPECTOS DA REALIDADE DO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE AO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA, INDAGANDO-SE POR QUE OS ALUNOS N?O ALCAN?AM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PREVISTOS PARA O N?VEL (S?RIE/ANO) EM QUE SE ENCONTRAM MATRICULADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PRODU??O DO MATERIAL EMP?RICO ANALISADO CONSISTIU EM OBSERVA??O DIRETA NO LOCAL, ENTREVISTAS E AN?LISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA APONTAM UMA CONSTELA??O DE FATORES INTERFERINDO DIRETAMENTE NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE PODEM SER AGRUPADOS EM DUAS CATEGORIAS: 1) FATORES DE NATUREZA ESTRUTURAL (CONDI??ES DO ESPA?O F?SICO DA ESCOLA E DO TRANSPORTE ESCOLAR, SITUA??O TRABALHISTA E FORMA??O PROFISSIONAL DOS DOCENTES, PRECARIEDADE OU INEXIST?NCIA DE MATERIAL DID?TICO; E 2) FATORES DE ORDEM PEDAG?GICA (CURR?CULO, METODOLOGIAS E RELA??O ENTRE PROFESSOR, ESTUDANTES E COMUNIDADE). A INVESTIGA??O AQUI PROPOSTA SE OCUPA APENAS DA SEGUNDA ORDEM DE FATORES.