O ESTUDO ? FRUTO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA PRODUZIDO EM UMA DISCIPLINA OFERECIDA A UMA TURMA DE ALUNOS ESPECIAIS DO PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O DO MESTRADO ACAD?MICO EM ENSINO DE CI?NCIAS NA AMAZ?NIA-PPGEEC DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA. O OBJETIVO PROPOSTO FOI EVIDENCIAR COMO OS ESPA?OS N?O FORMAIS PODEM SER TRABALHADOS EM ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO. NO SENTIDO DE RESPONDER AS INQUIETA??ES GERADAS EM DECORR?NCIA AO PROBLEMA CIENT?FICO: ? POSS?VEL UTILIZAR OS ESPA?OS N?O FORMAIS EM ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO? FOI NECESS?RIO TRA?AR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO A QUAL CONTEMPLASSE AUTORES QUE DISCUTISSEM CONCEP??ES TE?RICAS REFERENTES AO FEN?MENO INVESTIGATIVO (ENSINO DE CI?NCIAS, ESPA?OS N?O FORMAIS E ENSINO REMOTO). O ESTUDO ENDERE?OU-SE A 03 (TR?S) SUJEITOS QUE DE FORMA VOLUNT?RIA RESPONDERAM A UM QUESTION?RIO ENVIADO ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, NO SENTIDO DE COLETAR INFORMA??ES SOBRE A PERCEP??O DO FEN?MENO INVESTIGATIVO, POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA TEM?TICA AQUI DESCRITA. OS RESULTADOS ALCAN?ADOS MOSTRARAM-SE SATISFAT?RIO NO QUE DIZ RESPEITO AS POSSIBILIDADES EM UTILIZAR O ENSINO REMOTO PARA A DISSEMINA??O CIENT?FICA E CULTURAL DOS ESPA?OS N?OS FORMAIS TENDO ENFOQUE O ENSINO DE CI?NCIAS.