O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) INSTITUÍDO EM 2018 PELA CAPES BUSCA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO, CONCILIAR CONHECIMENTO TEÓRICO COM AS ATIVIDADES NA PRÁTICA. TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E QUANTIFICAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CONSOLIDADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, SOBRE O PROGRAMA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DENTRO DO INTERVALO DE TEMPO QUE ABRANGE DE 2018 A 2021. A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU NA TÉCNICA DE BIBLIOMETRIA EM QUE ESTUDA ASPECTOS QUANTITATIVOS, DE DISSEMINAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTES AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS. PARA ISSO, UTILIZOU-SE COMO BASE DE DADOS O GOOGLE ACADÊMICO (GOOGLE SCHOLAR), SENDO PESQUISADO AS PALAVRAS-CHAVE: “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” E “CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”. OS DADOS OBTIDOS FORAM TABULADOS E ANALISADOS NO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL. FORAM IDENTIFICADOS 25 ARTIGOS, SENDO ENCONTRADOS EM 2019, 2020 E 2021, RESPECTIVAMENTE 07, 14 E 04 PUBLICAÇÕES. EM 2018 NÃO FORAM ENCONTRADAS PUBLICAÇÕES QUE SE ENQUADRASSEM AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO. EM RELAÇÃO AOS ARTIGOS PUBLICADOS 64% SÃO ARTIGOS DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, 24% DO TIPO ARTIGO EMPÍRICO E 12% ARTIGOS DO TIPO RELATO DE REVISÃO. ALÉM DISSO, HÁ UMA CARACTERÍSTICA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ABORDANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO PRP NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONTUDO, O PRP AINDA É RECENTE E AJUSTES SÃO NECESSÁRIOS PARA A MELHOR FLUIDEZ DO PROGRAMA, E UMA FORMA DE AVALIAR OS RESULTADOS JÁ OBTIDOS E PROSPECTAR OS PASSOS FUTUROS É ANALISANDO AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS.