O PRESENTE TEXTO RESULTA DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE TEM COMO TEMÁTICA A CIDADE EDUCADORA. O OBJETIVO DESSE ARTIGO É APRESENTAR O ESTADO DO CONHECIMEN¬TO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA EM TESES E DISSERTAÇÕES ORIUNDAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, NO PERͬODO 2005-2019. A PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E CONSISTE EM UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DO CONHECIMENTO. PARA A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENQUANTO A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS FOI FEITA POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO. OS DADOS REVELARAM QUE (1) O TEMA CIDADE EDUCADORA ESTÁ PRESENTE EM PRODUÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS; (2) A TEMÁTICA DA CIDADE EDUCADORA É ABORDADA MAJORITARIAMENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO; (3) AS TESES E DISSERTAÇÕES TÊM MAJORITARIAMENTE COMO ESCOLHAS METODOLÓGICAS PESQUISAS QUALITATIVAS DO TIPO ESTUDO DE CASO, QUE REALIZARAM ENTREVISTAS PARA A COLETA DOS DADOS E A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS