RESUMO
NOSSA PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO
DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM O DESPERTAR PARA O INTERESSE NA ÁREA. PESQUISA
TEVE CUNHO QUALITATIVO E FOI REALIZADA A PARTIR DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 3 PROFESSORES E
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS COM 43 ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O CAMPO DE
PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. DE ACORDO COM
NOSSA PESQUISA, OBSERVAMOS O QUANTO A TECNOLOGIA NÃO É IMPORTANTE PARA ESSES PROFESSORES. DESSA
FORMA, NÃO ENTENDEM QUE AS FORMAS DE ESTUDOS E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS PODEM SE AMPLIAR
COM O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS. NO ENTANTO, PODEMOS VERIFICAR QUE OS ESTUDANTES ESTÃO
UTILIZANDO AS TIC’S DE FORMA AUTÔNOMA, SEM A ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES. ESTÃO UTILIZANDO AS
TIC’S PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ELES UTILIZAM SOFTWARES EDUCATIVOS, ASSISTEM
VÍDEO-AULAS NO YOUTUBE E PARTICIPAM DE PÁGINAS DO INSTAGRAM E FACEBOOK, NAS REDES SOCIAIS, QUE
TRAZEM CURIOSIDADES SOBRE A QUÍMICA. SEGUNDO ELES, O USO DAS TIC’S TEM AJUDADO, INCLUSIVE, NAS
ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES. ESSA PESQUISA NOS FEZ OBSERVAR QUE OS
PROFESSORES PARARAM NO TEMPO E OS ESTUDANTES, A CADA DIA, ESTÃO MAIS ENVOLVIDOS COM AS QUESTÕES
ATUAIS E A TECNOLOGIA QUE JÁ TOMOU CONTA DO COTIDIANO, TEM ENTRADO DE FORMA LENTA E TÍMIDA NAS
ESCOLAS.