ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81635 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => """ ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS \r\n TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n NOSSA PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO \r\n DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM O DESPERTAR PARA O INTERESSE NA ÁREA. PESQUISA \r\n TEVE CUNHO QUALITATIVO E FOI REALIZADA A PARTIR DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 3 PROFESSORES E \r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS COM 43 ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O CAMPO DE \r\n PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. DE ACORDO COM \r\n NOSSA PESQUISA, OBSERVAMOS O QUANTO A TECNOLOGIA NÃO É IMPORTANTE PARA ESSES PROFESSORES. DESSA \r\n FORMA, NÃO ENTENDEM QUE AS FORMAS DE ESTUDOS E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS PODEM SE AMPLIAR \r\n COM O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS. NO ENTANTO, PODEMOS VERIFICAR QUE OS ESTUDANTES ESTÃO \r\n UTILIZANDO AS TIC’S DE FORMA AUTÔNOMA, SEM A ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES. ESTÃO UTILIZANDO AS \r\n TIC’S PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ELES UTILIZAM SOFTWARES EDUCATIVOS, ASSISTEM \r\n VÍDEO-AULAS NO YOUTUBE E PARTICIPAM DE PÁGINAS DO INSTAGRAM E FACEBOOK, NAS REDES SOCIAIS, QUE \r\n TRAZEM CURIOSIDADES SOBRE A QUÍMICA. SEGUNDO ELES, O USO DAS TIC’S TEM AJUDADO, INCLUSIVE, NAS \r\n ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES. ESSA PESQUISA NOS FEZ OBSERVAR QUE OS \r\n PROFESSORES PARARAM NO TEMPO E OS ESTUDANTES, A CADA DIA, ESTÃO MAIS ENVOLVIDOS COM AS QUESTÕES \r\n ATUAIS E A TECNOLOGIA QUE JÁ TOMOU CONTA DO COTIDIANO, TEM ENTRADO DE FORMA LENTA E TÍMIDA NAS \r\n ESCOLAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID4756_05112021223404.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LETÍCIA " "autor_email" => "maria12leticia@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81635 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => """ ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS \r\n TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n NOSSA PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO \r\n DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM O DESPERTAR PARA O INTERESSE NA ÁREA. PESQUISA \r\n TEVE CUNHO QUALITATIVO E FOI REALIZADA A PARTIR DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM 3 PROFESSORES E \r\n APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS COM 43 ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O CAMPO DE \r\n PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. DE ACORDO COM \r\n NOSSA PESQUISA, OBSERVAMOS O QUANTO A TECNOLOGIA NÃO É IMPORTANTE PARA ESSES PROFESSORES. DESSA \r\n FORMA, NÃO ENTENDEM QUE AS FORMAS DE ESTUDOS E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS PODEM SE AMPLIAR \r\n COM O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS. NO ENTANTO, PODEMOS VERIFICAR QUE OS ESTUDANTES ESTÃO \r\n UTILIZANDO AS TIC’S DE FORMA AUTÔNOMA, SEM A ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES. ESTÃO UTILIZANDO AS \r\n TIC’S PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ELES UTILIZAM SOFTWARES EDUCATIVOS, ASSISTEM \r\n VÍDEO-AULAS NO YOUTUBE E PARTICIPAM DE PÁGINAS DO INSTAGRAM E FACEBOOK, NAS REDES SOCIAIS, QUE \r\n TRAZEM CURIOSIDADES SOBRE A QUÍMICA. SEGUNDO ELES, O USO DAS TIC’S TEM AJUDADO, INCLUSIVE, NAS \r\n ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES. ESSA PESQUISA NOS FEZ OBSERVAR QUE OS \r\n PROFESSORES PARARAM NO TEMPO E OS ESTUDANTES, A CADA DIA, ESTÃO MAIS ENVOLVIDOS COM AS QUESTÕES \r\n ATUAIS E A TECNOLOGIA QUE JÁ TOMOU CONTA DO COTIDIANO, TEM ENTRADO DE FORMA LENTA E TÍMIDA NAS \r\n ESCOLAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID4756_05112021223404.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA SOARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA LETÍCIA " "autor_email" => "maria12leticia@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }