H? MUITO SE FALA EM UMA CRISE NO ENSINO DE CI?NCIAS, CRISE ESTA QUE ENGLOBA DESDE QUEST?ES DE GERENCIAMENTO DE INVESTIMENTO NA EDUCA??O AT? A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE F?SICA S?O MUITAS AS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PARA CONTORNAR OS PROBLEMAS, A EXPERIMENTA??O ? UMA DELAS. ESTUDOS MOSTRAM QUE O ENSINO EXPERIMENTAL PODE AJUDAR O ALUNO A DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SABENDO QUE A EXPERIMENTA??O ? UMA METODOLOGIA VI?VEL PARA A CONSTRU??O DOS CONCEITOS F?SICOS, E QUE A REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE F?SICA (RBEF) ? A REVISTA DE MAIOR CIRCULA??O DA ?REA DE ENSINO DE F?SICA NO BRASIL, ESTE TRABALHO OBJETIVOU MAPEAR QUAL ? O ESPA?O DOS ARTIGOS SOBRE ENSINO EXPERIMENTAL TEM NA RBEF. O TRABALHO APRESENTA UM LEVANTAMENTO SOBRE O TEMA E A AN?LISE DE DADOS TEVE COMO REFER?NCIA TRABALHOS PUBLICADOS PELA RBEF NO PER?ODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS 2001 E 2020. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMOSTRARAM QUE A EXPERIMENTA??O TEVE UM ESPA?O CONSIDER?VEL NAS PUBLICA??ES DA REVISTA AO LONGO DESSES ANOS.