O ENSINO DE FUN??ES SEMPRE FOI UM GRANDE DESAFIO DENTRO DO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEM?TICA. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NESTE SENTIDO EST?O RELACIONADAS AO PROCESSO DE VISUALIZA??O GR?FICA COM BASE NA FORMULA??O ALG?BRICA. TENDO EM VISTA ESTA AN?LISE, A APLICA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, SURGE COMO UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA FACILITAR A COMPREENS?O DOS OBJETOS DE ESTUDO, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AL?M DISSO, O USO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS, E DIRETAMENTE INSERIDA NO COTIDIANO DOS ALUNOS, PERMITE UMA F?CIL COMPREENS?O DAS APLICA??ES PR?TICAS DOS CONTE?DOS DE ?LGEBRA E GEOMETRIA, COMO POR EXEMPLO, A PLATAFORMA ARDUINO, QUE POSSIBILITA ALINHAR CONCEITOS DE ROB?TICA COM SITUA??ES DE APRENDIZAGEM APLICADAS, COMO ? O CASO DA AFERI??O DE CONDI??ES CLIM?TICAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI APRESENTAR PARA OS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA S DE FLORIAN?POLIS, OS CONCEITOS DE FUN??ES E ROB?TICA POR MEIO DE MEDI??ES DE CONDI??ES METEOROL?GICAS (TEMPERATURA E UMIDADE) E TRATAMENTO DOS DADOS. AO FINAL DO PROJETO OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER AS APLICA??ES DOS CONCEITOS DE FUN??ES NA PR?TICA, COMPARANDO OS RESULTADOS DAS MEDI??ES COM DADOS FORNECIDOS PELOS ?RG?OS RESPONS?VEIS PELO MONITORAMENTO METEOROL?GICO NA CIDADE DE FLORIAN?POLIS, OBTENDO ERRO PERCENTUAL MENOR QUE 5% ENTRE OS VALORES COMPARADOS.