O TRABALHO SE PROPÕE A ANALISAR OS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O IDEB TÊM SOBRE AS AÇÕES EMPREENDIDAS PELA GESTÃO EDUCACIONAL, DO PONTO DE VISTA DA ADEQUAÇÃO DE AÇÕES QUE DE UM LADO, ENFATIZAM O PAPEL DA GESTÃO NA QUALIDADE DO ENSINO, E DE OUTRO, RESPONSABILIZAM AS UNIDADES ESCOLARES PELAS DIFICULDADES OU FRACASSOS DAS POLÍTICAS PRATICADAS. PARA TANTO BUSCOU-SE ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS IMPLEMENTADAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1990, E A NOVA CONCEPÇÃO DE ESTADO NEOLIBERAL, GERENCIAL E REGULADOR. PARA SUBSIDIAR TAIS ANÁLISES APOIAMO-NOS NOS TRABALHOS REALIZADOS BALL (2001, 2005 E 2006), BARROSO (2005), MAINARDES (2006), SCHNEIDER E NARDI (2013) E SOUZA (2014). TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, TENDO COMO MECANISMOS DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DO IDEB DISPONIBILIZADOS NO SITE DO INEP, ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, BEM COMO COM OS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL. AS ANÁLISES PRIVILEGIARAM A POLICY CYCLE APPROACH OU ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS, ANCORADO NOS ESTUDOS DE BOWE, BALL E GOLD (1992) E SISTEMATIZADO POR MAINARDES (2006). AS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NOS PERMITIRAM CONSIDERAR QUE O IDEB É O PRINCIPAL INDUTOR DE OPÇÕES POLÍTICAS REALIZADAS NO MICRO CONTEXTO DA ESCOLA E SE CONSTITUI COMO PRINCIPAL REGULADOR DAS POLÍTICAS IMPLANTADAS PELO ESTADO QUE TEM NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS OS MECANISMOS DE CONTROLE E ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NOS MOLDES CONSIDERADOS ESSENCIAIS PARA AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS COMO COMPETITIVIDADE, VISIBILIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.