O PRESENTE TRABALHADO FAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FRENTE À COMPLEXIDADE E EFETIVIDADE DO FAZER DOCENTE, DO QUAL EXIGE DO FUTURO PROFISSIONAL, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM UMA PERSPECTIVA DE CONSTANTES REAVALIAÇÕES DE SUA PRÁTICA. EM SEGUIMENTO AO EXPOSTO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, OBJETIVANDO EVIDENCIAR A SIGNIFICÂNCIA DO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NA QUAL, OPORTUNIZA AOS PÓSTEROS DOCENTES UMA VIVENCIA VERSADA NA REFLEXÃO E AÇÃO DE SUAS PRÁTICAS. POSSIBILITANDO AO ESTAGIÁRIO POSICIONE-SE COM RESPONSABILIDADE, ONDE O MESMO ESTEJA CIENTE DE SUA IDENTIDADE DE EDUCADOR, DISPOSTO A MOLDASSE NA REFLEXÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, EXTRAINDO AO MÁXIMO TODAS AS EXPERIÊNCIAS DECORRIDAS AO LOGO DESSA ETAPA EM MEIO AS CONTRIBUIÇÕES E OBSTÁCULOS INTRÍNSECOS AO CONTEXTO EDUCACIONAL. DIANTE DESSE CONTEXTO, INFERE-SE QUE A LICENCIATURA NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, VISTA TRATA-SE DA CONSTRUÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE DESEMPENHARÃO UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES DO PENSAMENTO, NO ENTANTO NECESSÁRIO NO FAZER PEDAGÓGICO.