A LÍNGUA PODE SE MANIFESTAR DE VÁRIAS FORMAS, ORALMENTE, ESCRITA, SINALIZADA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO
A MANIFESTAÇÃO ESCRITA, INDEPENDENTE DO SEU PROPÓSITO, ELA PODE SER FUNCIONAL OU NÃO, ONDE É
CONSTITUÍDO POR UM OU MAIS SISTEMAS DE SIGNOS ORGANIZADOS. OBJETIVA-SE ATRAVÉS DESSA PESQUISA
APRESENTAR OS ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE, AVERIGUANDO-SE O SEU USO DE COESÃO, COERÊNCIA,
ACEITABILIDADE, INTENCIONALIDADE, SITUCIONALIDADE, INTERTEXTUALIDADE, INFORMATIVIDADE, NA ESTRUTURA DE
UM TEXTO ESCRITO POR UM SURDO NA MODALIDADE RESENHA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE MESMO
COM A FALTA DE ALGUNS ELEMENTOS COESOS, A RESENHA CONSEGUE TRANSMITIR A SUA INFORMAÇÃO. O QUE SE
PODE CONCLUIR É QUE A LÍNGUA DE SINAIS SERVE DE MEDIADORA PARA O APRENDIZADO DA MODALIDADE PORTUGUÊS
ESCRITO, POR ISSO GERA INTERFERÊNCIA, COMO A FALTA DE CONECTIVOS POR EXEMPLO. PORÉM FICA EVIDENCIADO
QUE OS SURDOS SÃO SUJEITOS ATIVOS E CONSEGUEM PRODUZIR UM TEXTO COM SENTINDO.