O REFERIDO TRABALHO CONSISTE EM UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SÃO ADOTADAS POR DOCENTES DOS IFES QUE LECIONAM CONTEÚDOS APLICADOS NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA, E O PRINCIPAL OBJETIVO É LEVANTAR AQUELAS PRÁTICAS PERCEBIDAS COMO DE MAIOR DESTAQUE. PARA TANTO, VALEU-SE DOS ESTUDOS DE FRANCO (2016), SOUZA (2005) E VERDUM (2013) SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENTENDIMENTO DO QUE É PRÁTICA PEDAGÓGICA, TAMBÉM FORAM ABORDADOS ESTUDOS QUE FAZIAM REFERÊNCIA A PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS DIFERENCIADAS NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA COMO ARAÚJO, REJOWSKI E LEAL (2021), CORREIA (2021), LIMA (2020), BRANDÃO E SILVA (2016), BRANDÃO E TEMOTEO (2015). ASSIM, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS COMPOSTO POR 12 PERGUNTAS (ABERTAS E FECHADAS). APÓS A REALIZAÇÃO DO PRÉ-TESTE E ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO, ESSE FOI COMPARTILHADO EM GRUPOS DE WHATSAPP DE DOCENTES DA ÁREA, TENDO SIDO OBTIDAS 22 RESPOSTAS DE DOCENTES QUE ATUAM EM 11 DIFERENTES UNIDADES DA FEDERAÇÃO. AO ANALISAR OS QUESTIONÁRIOS SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO NOTOU-SE CERTA SIMILARIDADE ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADA PELOS ENTREVISTADOS, APESAR DE ALGUNS TEREM APRESENTADO PRÁTICAS QUE FOGEM DO CONVENCIONAL, HOUVE DE FORMA GERAL, UMA EQUIVALÊNCIA COM PREDOMINÂNCIA DE AFIRMAÇÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE DEBATES EM RODA DE DIÁLOGOS, ESTUDO DE CASO, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, ATIVIDADES PRÁTICAS E SALA DE AULA INVERTIDA. APESAR DESSA ‘COINCIDÊNCIA’ PODE-SE NOTAR QUE A FORMA COMO ESSAS PRÁTICAS SÃO ADOTADAS EM SALA DE AULA MOSTRA ESPECIFICIDADES PRÓPRIAS DA SUBJETIVIDADE PEDAGÓGICA DE CADA DOCENTE.