ESTE ARTIGO DESTACA A INFLUÊNCIA DO “TERCEIRO SETOR” NA CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PAÍS, EM ESPECIAL A EDUCAÇÃO E ATENTA PARA AS IMPLICAÇÕES DAS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA CONFIGURAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL QUE SE UTILIZA DE BASES MERCANTIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE LEIS E DECRETOS QUE INVIABILIZA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA COM VISTAS A EMANCIPAÇÃO DO EDUCANDO. COM ESSE OBJETIVO, ANALISAMOS O PAPEL DO TERCEIRO SETOR NO PROCESSO DE COOPTAÇÃO DO PÚBLICO PELO SETOR PRIVADO NO CONTEXTO DE RECONFIGURAÇÃO DO PAPEL ESTADO OCORRIDO NA DÉCADA DE 1990. INICIALMENTE DESENVOLVEMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ESTRATÉGIAS INTERVENCIONISTAS MERCANTIS COMO O NEOLIBERALISMO, O TERCEIRO SETOR, E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, APÓS, FINALIZAMOS COM A ANÁLISE DA MATERIALIZAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO, ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA GESTÃO NOTA 10, DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). NESTA ETAPA, UTILIZAMOS COMO FONTE DE PESQUISA DOCUMENTOS OFICIAIS DO PROGRAMA COMO OS TERMOS DE PARCERIA ENTRE O IAS E O MUNICÍPIO DENTRE OUTROS DOCUMENTOS. NESSE PERCURSO, VIMOS AS EVIDÊNCIAS DE ÍNTIMAS APROXIMAÇÕES DA PRÁTICA ESCOLAR NO QUE TANGE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO COM OS DITAMES DO MERCADO QUE SE UTILIZA DE BASES COM VIÉS PROGRESSISTAS, PORÉM VOLTADAS PARA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL.