A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM UNINDO-SE A TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL PARA TRAZER EXPLICAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO DE DETERMINADOS GRUPOS COM O MEIO AMBIENTE, GERANDO, ASSIM, SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E MAPEAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS, FORNECENDO ASSIM ELEMENTOS QUE PODEM SERVIR DE BASE PARA UM POSTERIOR PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESSE MESMO PÚBLICO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DA ANÁLISE DO CONTEÚDO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO. O QUESTIONÁRIO FOI RESPONDIDO POR 63 ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CONSTATOU-SE QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LIXO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES DESSA PESQUISA ESTÃO LIGADAS, PRINCIPALMENTE, À AVERSÃO E ÀS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DE SUA MÁ DESTINAÇÃO.