Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOVER ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, PADLET, PROTAGONISMO ESTUDANTIL, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82450
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1417
    "inscrito_id" => 4436
    "titulo" => "EXPLORANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOVER ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS PADLET, KAHOOT!, WHEEL OF NAMES, E EDPUZZLE DURANTE OS MOMENTOS DE ATIVIDADES REMOTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DR. JOSÉ DUARTE FILHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA, PARAÍBA, COM O INTUITO DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA E COLETIVA DO CONHECIMENTO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, FORAM PLANEJADAS AÇÕES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA QUE ENVOLVIAM A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E FOMENTASSEM MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELOS PROFESSORES. A PARTIR DISSO, FORAM ANALISADAS AS INTERAÇÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS, BEM COMO OS RELATOS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTAS FERRAMENTAS. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERATIVIDADE NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS. A FORMA COMO OS ESTUDANTES CORRESPONDERAM AOS ESTÍMULOS PROVOCADOS PELO USO DESTAS TECNOLOGIAS FOI MUITO VANTAJOSA, PERMITIU LEVÁ-LOS A OUTRO ESTÁGIO DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO, INCENTIVANDO-OS A AGIREM DE MANEIRA MAIS COLABORATIVA. ALÉM DISSO, ESTAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM POSITIVAMENTE PARA A MELHORIA DOS INDICADORES ESCOLARES RELACIONADOS À FREQUÊNCIA NAS AULAS, À PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E, SOBRETUDO, NA INTERAÇÃO NOS MOMENTOS SÍNCRONOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, PADLET, PROTAGONISMO ESTUDANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID1527_28072021223833.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DOS SANTOS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MOREIRA"
    "autor_email" => "geobrunamoreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA CIDADÃ TÉCNICA DR. JOSÉ DUARTE FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82450
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1417
    "inscrito_id" => 4436
    "titulo" => "EXPLORANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOVER ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS PADLET, KAHOOT!, WHEEL OF NAMES, E EDPUZZLE DURANTE OS MOMENTOS DE ATIVIDADES REMOTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DR. JOSÉ DUARTE FILHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA, PARAÍBA, COM O INTUITO DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA E COLETIVA DO CONHECIMENTO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, FORAM PLANEJADAS AÇÕES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA QUE ENVOLVIAM A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E FOMENTASSEM MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELOS PROFESSORES. A PARTIR DISSO, FORAM ANALISADAS AS INTERAÇÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS, BEM COMO OS RELATOS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTAS FERRAMENTAS. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERATIVIDADE NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS. A FORMA COMO OS ESTUDANTES CORRESPONDERAM AOS ESTÍMULOS PROVOCADOS PELO USO DESTAS TECNOLOGIAS FOI MUITO VANTAJOSA, PERMITIU LEVÁ-LOS A OUTRO ESTÁGIO DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO, INCENTIVANDO-OS A AGIREM DE MANEIRA MAIS COLABORATIVA. ALÉM DISSO, ESTAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM POSITIVAMENTE PARA A MELHORIA DOS INDICADORES ESCOLARES RELACIONADOS À FREQUÊNCIA NAS AULAS, À PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E, SOBRETUDO, NA INTERAÇÃO NOS MOMENTOS SÍNCRONOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS DIGITAIS, PADLET, PROTAGONISMO ESTUDANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID1527_28072021223833.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DOS SANTOS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MOREIRA"
    "autor_email" => "geobrunamoreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA CIDADÃ TÉCNICA DR. JOSÉ DUARTE FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS PADLET, KAHOOT!, WHEEL OF NAMES, E EDPUZZLE DURANTE OS MOMENTOS DE ATIVIDADES REMOTAS DAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DR. JOSÉ DUARTE FILHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE UIRAÚNA, PARAÍBA, COM O INTUITO DE PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA E COLETIVA DO CONHECIMENTO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, FORAM PLANEJADAS AÇÕES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA QUE ENVOLVIAM A UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE POSSIBILITASSEM MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E FOMENTASSEM MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELOS PROFESSORES. A PARTIR DISSO, FORAM ANALISADAS AS INTERAÇÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS, BEM COMO OS RELATOS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTAS FERRAMENTAS. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERATIVIDADE NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS. A FORMA COMO OS ESTUDANTES CORRESPONDERAM AOS ESTÍMULOS PROVOCADOS PELO USO DESTAS TECNOLOGIAS FOI MUITO VANTAJOSA, PERMITIU LEVÁ-LOS A OUTRO ESTÁGIO DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO, INCENTIVANDO-OS A AGIREM DE MANEIRA MAIS COLABORATIVA. ALÉM DISSO, ESTAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM POSITIVAMENTE PARA A MELHORIA DOS INDICADORES ESCOLARES RELACIONADOS À FREQUÊNCIA NAS AULAS, À PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E, SOBRETUDO, NA INTERAÇÃO NOS MOMENTOS SÍNCRONOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.