EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82447 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1986 "inscrito_id" => 8473 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP" "resumo" => "A PRESENTE DISSERTAÇÃO APRESENTOU COMO OBJETIVO DETERMINAR OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP, SENDO A ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA E A ESCOLA ESTADUAL RIVANDA DE NAZARÉ DA SILVA GUIMARÃES. SENDO ASSIM, NESTA PESQUISA FOI DADO ÊNFASE NA EVASÃO ESCOLAR COMO UM PROBLEMA REMOTO QUE ATINGE ESPECIFICAMENTE A EJA. INDAGOU-SE SOBRE OS FATORES QUE CAUSAS A EVASÃO DOS ALUNOS. O ESTUDO FOI DE MODELO NÃO EXPERIMENTAL, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO E ABORDAGEM MISTA, SENDO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA NAS ESCOLAS; QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS COM PROFESSORES DA EJA E COORDENADORES PEDAGÓGICOS E FECHADAS COM ALUNOS DA 2ª ETAPA DA EJA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS MOTIVOS DA EVASÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO SÃO VARIADOS, DESTACANDO-SE O CANSAÇO FÍSICO ATRELADO A JORNADA DE TRABALHO, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS TRABALHAM NA ÁREA COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP E AO CUMPRIREM O EXPEDIENTE SE SENTEM CANSADOS, DESINTERESSADOS E DESESTIMULADOS PARA CONCLUÍREM OS ESTUDOS E ACABAM SE EVADINDO DA ESCOLA. A PARTIR DESSA REALIDADE É INDISPENSÁVEL QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PASSEM A FOCAR EM ESTRATÉGIAS PARA IMPEDIR OU REDUZIR OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA. LOGO, É IMPORTANTE QUE TODOS SE UNAM EM PROL DE MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, PRÁTICAS DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID8473_29092021163725.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALGISA COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "ADALGISA MENDES" "autor_email" => "gisamendes202@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82447 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1986 "inscrito_id" => 8473 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP" "resumo" => "A PRESENTE DISSERTAÇÃO APRESENTOU COMO OBJETIVO DETERMINAR OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP, SENDO A ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA E A ESCOLA ESTADUAL RIVANDA DE NAZARÉ DA SILVA GUIMARÃES. SENDO ASSIM, NESTA PESQUISA FOI DADO ÊNFASE NA EVASÃO ESCOLAR COMO UM PROBLEMA REMOTO QUE ATINGE ESPECIFICAMENTE A EJA. INDAGOU-SE SOBRE OS FATORES QUE CAUSAS A EVASÃO DOS ALUNOS. O ESTUDO FOI DE MODELO NÃO EXPERIMENTAL, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO E ABORDAGEM MISTA, SENDO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA NAS ESCOLAS; QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS COM PROFESSORES DA EJA E COORDENADORES PEDAGÓGICOS E FECHADAS COM ALUNOS DA 2ª ETAPA DA EJA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS MOTIVOS DA EVASÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO SÃO VARIADOS, DESTACANDO-SE O CANSAÇO FÍSICO ATRELADO A JORNADA DE TRABALHO, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS TRABALHAM NA ÁREA COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP E AO CUMPRIREM O EXPEDIENTE SE SENTEM CANSADOS, DESINTERESSADOS E DESESTIMULADOS PARA CONCLUÍREM OS ESTUDOS E ACABAM SE EVADINDO DA ESCOLA. A PARTIR DESSA REALIDADE É INDISPENSÁVEL QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PASSEM A FOCAR EM ESTRATÉGIAS PARA IMPEDIR OU REDUZIR OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA. LOGO, É IMPORTANTE QUE TODOS SE UNAM EM PROL DE MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, PRÁTICAS DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID8473_29092021163725.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALGISA COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "ADALGISA MENDES" "autor_email" => "gisamendes202@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }