O PRESENTE ARTIGO BUSCA COMPREENDER OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO AUTENTICAMENTE EMANCIPADORA E LIBERTADORA DE BASE LATINO-AMERICANA. ASSIM, O ESTUDO SE PAUTA NOS REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI, DA PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE, DIALOGANDO COM A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO DE ENRIQUE DUSSEL E A FILOSOFIA MARXISTA DE ANTÔNIO GRAMSCI, PARA A PARTIR DESTES FUNDAMENTOS IDENTIFICAR POSSÍVEIS CAMINHOS E SOLUÇÕES. NESSE SENTIDO NOS PERGUNTAMOS, COMO ESSAS REFERÊNCIAS PODEM POSSIBILITAR À EDUCANDOS, EDUCADORES E COMUNIDADE ESCOLAR UMA DISCUSSÃO DIALÉTICA MAIS ABRANGENTE E PROFUNDA SOBRE SUAS REAIS CONDIÇÕES HISTÓRICAS E A REALIDADE EDUCACIONAL? A METODOLOGIA TEM COMO BASE O MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, TENDO COMO TÉCNICA DE PESQUISA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA. A PROBLEMATIZAÇÃO ESTÁ SITUADA DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL, ESCOLAR E SOCIAL, APRESENTANDO POSSIBILIDADES E CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO VERDADEIRAMENTE EMANCIPADORA E LIBERTADORA. OS CAMINHOS ESTÃO NA EFETIVAÇÃO DE IGUAIS CONDIÇÕES E OPORTUNIDADES PARA TODOS, NA CAPACIDADE DE RELACIONAR O ATO EDUCATIVO COM O CONHECIMENTO DA REALIDADE, DE MODO QUE A EDUCAÇÃO SEJA GARANTIDA COMO DIREITO DE TODOS E COMO PROCESSO, AO MESMO TEMPO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, DE FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA SOBRE A REALIDADE.