RESUMO
ESTE ARTIGO VISA REFLETIR ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA(GEM) MEDIADO PELAS TIC E COMO ESTAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA UM USO MAIS CRÍTICO E REFLEXIVO DA LEITURA E DA ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS. COMPREENDEMOS QUE EM UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS DIGITAL, É IMPRESCINDÍVEL O USO DAS TIC PARA A AMPLIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM VIVENCIADAS PELO EDUCANDO NO CONTEXTO ESCOLAR E TAMBÉM FORA DELE. TENDO EM VISTA QUE OS AMBIENTES DIGITAIS APRESENTAM DIVERSAS POSSIBILIDADES DE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTOS E CONSEQUENTEMENTE DA APROPRIAÇÃO DE DIFERENTES MÍDIAS E LINGUAGENS, PODE CONTRIBUIR COM UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CADA VEZ MAIS MULTIMODAL/MULTISSEMIÓTICO CONTRIBUINDO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. PARA TANTO, RECORREU-SE AO SEGUINTE REFERENCIAL TEÓRICO: COSCARELLI E RIBEIRO (2005), COSCARELLI (2016), XAVIER (2005/2011), ROJO (2009/2013), SOARES (2002), LÉVY (1999), COSCARELLI NOVAIS (2010), RIBEIRO (2021) ENTRE OUTROS.