ESTA PESQUISA DECORRE DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PROCESSOS EDUCATIVOS DO CURSO DE PSICOLOGIA. VERIFICOU-SE A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA PRIVADA E DUAS ETECS DO CENTRO PAULA SOUZA DE SÃO PAULO. A QUEIXA EVIDENCIOU PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, E AS OBSERVAÇÕES NA PRÁTICA DO ESTÁGIO IDENTIFICOU NECESSIDADE DA ESCUTA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, COM INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA. NA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA A OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO ON-LINE, COM APLICAÇÃO DE OFICINAS PSICOEDUCATIVAS COM OS ALUNOS. CUMPRE OBSERVAR QUE A INTERAÇÃO ON-LINE OCORREU DEVIDO PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, LIMITANDO ESCOLAS E UNIVERSIDADES À ATUAÇÃO REMOTA. DESSA FORMA, A PRÁTICA DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE OCORREU NA MESMA MODALIDADE. AS OFICINAS DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVAS FORAM DESENVOLVIDAS COM RODAS DE CONVERSA, DEBATES TEMÁTICOS, REFLEXÕES COM VÍDEOS, LETRAS DE MÚSICAS, DINÂMICAS, ALÉM DE ESCUTAS INDIVIDUAIS QUANDO SOLICITADOS PELOS ALUNOS. ALÉM DA OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS ALUNOS, HOUVE COLETA DE DADOS POR QUESTIONÁRIO ON-LINE NO GOOGLE FORMS, RESPONDIDO APÓS A PARTICIPAÇÃO NAS OFICINAS. A ANÁLISE DE DADOS UTILIZADA FOI A ANÁLISE DE CATEGORIA E AS OBSERVAÇÕES DA INTERAÇÃO NAS OFICINAS PSICOEDUCATIVAS, COLETANDO RELATOS DOS ALUNOS QUE EVIDENCIOU COMO QUEIXA INICIAL A AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS, BEM COMO A DIFICULDADE EM EXPRESSAR DIFICULDADES PEDAGÓGICAS E AFETIVAS, JUSTIFICANDO AUSÊNCIA DE DIÁLOGO A PANDEMIA EVIDENCIA UM PROBLEMA QUE VEM OCORRENDO NOS ÚLTIMOS ANOS: A NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS RELACIONAIS E A COMUNICAÇÃO É O INÍCIO DESSE DESENVOLVIMENTO.