ALOCADO DENTRO DAS REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSIVA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO CRÍTICA NO DESENROLAR DE SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS AUTISTAS DO ENSINO BÁSICO, A PARTIR DE REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DE CAMPO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA MOTORA, COGNITIVA. POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA, LEVANTOU-SE INFORMAÇÕES IMPORTANTES AFIM DE INDICAR ACERCA DA DINÂMICA DE COMO UMA INSTITUIÇÃO PEDAGÓGICA PODERIA ASSUMIR UMA PERSONALIDADE INCLUSIVA QUE TRAZ EM SUAS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO, A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS, DE FORMA PONTUAL, CONCRETA E ACESSÍVEL. DESNUDOU-SE QUESTÕES COMO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA PARTICULARIDADES DAS DEFICIÊNCIAS E CARÊNCIA DE ESCOLAS EM ATENDER A HETEROGENEIDADE DO SEU PÚBLICO. POR FIM, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE TA, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATRELADO A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO/INTERLOCUÇÃO DOS CONSTITUINTES DO SISTEMA EDUCACIONAL, SEJA EQUIPE GESTORA, PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS, ENSINO REGULAR E DEMAIS REDES DE APOIO, PERPASSANDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E TENDO COMO ESTEIO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA PROFISSIONAL, QUE SEJA ADAPTADA E QUE JAMAIS DEVERÁ SER SILENCIADA NAS PRÁTICAS ESCOLARES, CASO CONTRÁRIO, A EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO PODERÁ NUNCA SE DEFINIR COMO UM SABER INCLUSIVO RUMO À UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA