A FORMAÇÃO É O CAMINHO PROFISSIONAL PERMANENTE DE TODOS OS TEMPOS, É UM PROCESSO CONTÍNUO VIVENCIADO PELAS PRÁTICAS DOCENTES. NESSA ÓTICA, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DE UMA AUTORREFLEXÃO PROFISSIONAL NA BUSCA DO ENTENDIMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, A NECESSIDADE DE GALGAR VÁRIAS POSSIBILIDADES, ENTRE ELAS A DA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E PRÁTICA. A FORMAÇÃO CONTINUADA, OPORTUNIZA A REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM ESTUDO E PESQUISA PERMANENTE NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE NA PRÁTICA DOCENTE, O QUE POSSIBILITA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO E, POR CONSEGUINTE, DA MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. PORTANTO, OBJETIVA-SE ANALISAR SE A FORMAÇÃO CONTINUADA PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º E 2º ANO) EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO, NA BUSCA DE UM ENSINO APRENDIZAGEM EFICIENTE NO MUNICÍPIO. NO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM ENFOQUE NA OBSERVAÇÃO EM LÓCUS E NA ANÁLISE DOCUMENTAL (QUALITATIVO). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS), GESTORES(AS) E SUPORTE PEDAGÓGICO LOCAL, OBSERVADOS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS REALIZADAS NO MUNICÍPIO. COMPREENDE QUE, FOI A PARTIR DA PRÁTICA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE COMEÇARAM PERCEBER AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DAS FORMAÇÕES, CHEGA-SE AO ENTENDIMENTO, COMO FOI POSITIVA A VIVÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO A LEITURA, ESCRITA E O CÁLCULO. A PESQUISA SE TORNA RELEVANTE, PORQUE COLETOU INFORMAÇÕES E APRESENTOU SUBSÍDIOS PARA APRIMORAR A AÇÃO PEDAGÓGICA, ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR MEIOS PARA ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM, E ASSIM, PRESAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.