O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DA APLICA??O DE UM JOGO DID?TICO, COM O OBJETIVO DE DESCREVER E ANALISAR AS CONTRIBUI??ES DA ELABORA??O E APLICA??O DO MESMO COMO ESTRAT?GIA UTILIZADA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE TERMOQU?MICA DURANTE O PER?ODO DE ENSINO REMOTO. A UTILIZA??O DESSAS METODOLOGIAS EM QU?MICA ? DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA PARA QUE OS ALUNOS DEIXEM DE VER A DISCIPLINA COMO VIL? OU ALGO DE DIF?CIL ENTENDIMENTO E ENTEDIANTE. ASSIM ESTA A??O FOI REALIZADA COM CERCA DE 56 ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO M?DIO DA EECI DEP. ?LVARO GAUD?NCIO DE QUEIROZ LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE ? PB. A PESQUISA QUE POSSUI CAR?TER QUALITATIVO, FOI DESENVOLVIDA DE ACORDO COM O ROTEIRO PR?-DETERMINADO PELOS AUTORES. TODO O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM APLICATIVOS DIGITAIS, DESDE DE SUA IDENTIDADE VISUAL AT? SUA APLICA??O FEITA EM UM APLICATIVO DE CONVERSA - O WHATSAPP. O RESULTADO NOS REVELA QUE TEVE UMA MELHORIA DO CONHECIMENTO SOBRE TODO O CONTE?DO PODENDO AFIRMAR QUE O JOGO ? UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA MUITO A COMPREENS?O DOS CONCEITOS DOS ASSUNTOS DE QU?MICA, SOBRETUDO AQUELES QUE J? S?O CONSIDERADOS DIF?CEIS, COMO NO CASO, O CONTE?DO DE TERMOQU?MICA.