ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE RESIDENTE, FOCALIZANDO NA REALIDADE DO
ENSINO REMOTO EM ESCOLAS PÚBLICAS. ESSAS EXPERIÊNCIAS DIALOGAM COM REFERENCIAIS
BIBLIOGRÁFICOS QUE VÊM DISCUTIR SOBRE O RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
(DALTRO; FARIA, 2019); A ARTICULAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA (PIMENTA, 2012); E OS
DESAFIOS DO PROCESSO EDUCACIONAL FRENTE À PANDEMIA (CAFÉ; SELUCHINESK, 2020) A
REALIDADE DESTE RELATO EMBASADA NA TEORIA MOSTRARAM QUE TANTO ESTUDANTES COMO PROFESSORES
ENFRENTAM DESAFIOS PARA MANTER-SE ENGAJADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO
DEVIDO ÀS EXIGÊNCIAS DESSE FORMATO E OS IMPACTOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS, TRABALHO E MOTIVAÇÃO DE
AMBOS, ASSIM TAMBÉM COMO O USO DESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS INFLUENCIAM OS PROCESSOS DE
FORMAÇÃO DOCENTE DEMANDANDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA QUE FUTUROS PROFESSORES
APRENDAM A SE REINVENTAR E DÁ CONTINUIDADE AO PROCESSO EDUCATIVO.