A PRESENTE PESQUISA APRESENTA O ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE 9° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, ACERCA DO ENSINO DA LEITURA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR QUAIS SÃO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO (ESTRATÉGIAS), DE COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DA TURMA ANALISADA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA E ESTA SEGUIU OS SEGUINTES PASSOS: PRIMEIRO FORAM OBSERVADAS ALGUMAS DAS AULAS DE LEITURA DA TURMA, OBJETIVANDO ACOMPANHAR O FUNCIONAMENTO DESSAS AULAS; EM SEGUIDA FOI ANALISADO O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO DURANTE AS AULAS OBSERVADAS DA TURMA, OBJETIVANDO INVESTIGAR SE ESSAS ATIVIDADES FAVORECEM DE ALGUMA FORMA OS ASPECTOS RELATIVOS A COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS, TENDO EM VISTA A SUA RELAÇÃO DIRETA COM A PROBLEMÁTICA DESTA PESQUISA. AS ANÁLISES DESSA PESQUISA TIVERAM COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS OS AUTORES ANGELA KLEIMAN (1995, 2005 E 2010), LUCIANO OLIVEIRA (2010) E WANDERLEY GERALDI (1996). AO FINAL DA PESQUISA, CONCLUÍMOS QUE A FALTA DE PRÁTICA LEITORA CONSTANTE POR PARTE DOS ESTUDANTES, SOMADA A AUSÊNCIA DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELA DOCENTE DA TURMA, PODE ESTAR FAVORECENDO A DEFICIÊNCIA LEITORA DESSES ESTUDANTES.