PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DOS ESTUDANTES DA 9° SERIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, EM SUAS HABILIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81035 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2098 "inscrito_id" => 290 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DOS ESTUDANTES DA 9° SERIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, EM SUAS HABILIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA O ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE 9° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, ACERCA DO ENSINO DA LEITURA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR QUAIS SÃO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO (ESTRATÉGIAS), DE COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DA TURMA ANALISADA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA E ESTA SEGUIU OS SEGUINTES PASSOS: PRIMEIRO FORAM OBSERVADAS ALGUMAS DAS AULAS DE LEITURA DA TURMA, OBJETIVANDO ACOMPANHAR O FUNCIONAMENTO DESSAS AULAS; EM SEGUIDA FOI ANALISADO O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO DURANTE AS AULAS OBSERVADAS DA TURMA, OBJETIVANDO INVESTIGAR SE ESSAS ATIVIDADES FAVORECEM DE ALGUMA FORMA OS ASPECTOS RELATIVOS A COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS, TENDO EM VISTA A SUA RELAÇÃO DIRETA COM A PROBLEMÁTICA DESTA PESQUISA. AS ANÁLISES DESSA PESQUISA TIVERAM COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS OS AUTORES ANGELA KLEIMAN (1995, 2005 E 2010), LUCIANO OLIVEIRA (2010) E WANDERLEY GERALDI (1996). AO FINAL DA PESQUISA, CONCLUÍMOS QUE A FALTA DE PRÁTICA LEITORA CONSTANTE POR PARTE DOS ESTUDANTES, SOMADA A AUSÊNCIA DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELA DOCENTE DA TURMA, PODE ESTAR FAVORECENDO A DEFICIÊNCIA LEITORA DESSES ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA, COMPREENSÃO LEITORA, PESQUISA DE CAMPO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID290_30092021121326.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WÊNNICA RAQUEL FIRMINO SILVA" "autor_nome_curto" => "WÊNNICA RAQUEL" "autor_email" => "wennica.raquel.13@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81035 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2098 "inscrito_id" => 290 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DOS ESTUDANTES DA 9° SERIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, EM SUAS HABILIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA O ESTUDO REALIZADO COM UMA TURMA DE 9° SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RUSSAS, CEARÁ, ACERCA DO ENSINO DA LEITURA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR QUAIS SÃO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO (ESTRATÉGIAS), DE COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DA TURMA ANALISADA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER QUALITATIVA E ESTA SEGUIU OS SEGUINTES PASSOS: PRIMEIRO FORAM OBSERVADAS ALGUMAS DAS AULAS DE LEITURA DA TURMA, OBJETIVANDO ACOMPANHAR O FUNCIONAMENTO DESSAS AULAS; EM SEGUIDA FOI ANALISADO O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO DURANTE AS AULAS OBSERVADAS DA TURMA, OBJETIVANDO INVESTIGAR SE ESSAS ATIVIDADES FAVORECEM DE ALGUMA FORMA OS ASPECTOS RELATIVOS A COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS, TENDO EM VISTA A SUA RELAÇÃO DIRETA COM A PROBLEMÁTICA DESTA PESQUISA. AS ANÁLISES DESSA PESQUISA TIVERAM COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS OS AUTORES ANGELA KLEIMAN (1995, 2005 E 2010), LUCIANO OLIVEIRA (2010) E WANDERLEY GERALDI (1996). AO FINAL DA PESQUISA, CONCLUÍMOS QUE A FALTA DE PRÁTICA LEITORA CONSTANTE POR PARTE DOS ESTUDANTES, SOMADA A AUSÊNCIA DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELA DOCENTE DA TURMA, PODE ESTAR FAVORECENDO A DEFICIÊNCIA LEITORA DESSES ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA, COMPREENSÃO LEITORA, PESQUISA DE CAMPO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID290_30092021121326.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WÊNNICA RAQUEL FIRMINO SILVA" "autor_nome_curto" => "WÊNNICA RAQUEL" "autor_email" => "wennica.raquel.13@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }