ESTE TRABALHO APRESENTA CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. ESTE ASSUNTO É MUITO RELEVANTE, HAJA VISTA QUE A NEUROPSICOPEDAGOGIA VEM CONQUISTADO MAIS RECONHECIMENTO, SURGINDO COMO UMA NOVA ÁREA DO CONHECIMENTO E PESQUISA NA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR, ABORDANDO CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS, COM FOCO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E NESTE ESTUDO, FOI DELIMITADA A FORMAÇÃO DOCENTE PARA TRATAR ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO FOI DEMONSTRAR CONCEITOS SOBRE A NEUROPSICOPEDAGOGIA, E COMO A FORMAÇÃO DOCENTE PODERÁ AJUDAR ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA PARA ESTE TRABALHO, FOI UTILIZADA A REVISÃO DE LITERATURA, SE BASEANDO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM PERIÓDICOS, LIVROS, DENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, FOI DEMONSTRADO QUE SOBRE PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGIA, VALE SALIENTAR QUE ESSA ÁREA DEVERÁ ATUAR COMO UMA FACILITADORA, IDENTIFICANDO, DIAGNOSTICANDO E INTERVINDO NA SOLUÇÃO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENCONTRADA NA CRIANÇA, AUXILIANDO OS DOCENTES A TRABALHAREM COM A MESMA, DE FORMA QUE OBTENHAM ÊXITO EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.