ESTE ARTIGO É PARTE DE UM PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, O QUAL TEVE COMO
OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, EM
CONTEXTO AMAZÔNICO, A FIM DE VERIFICAR O INTERESSE DOS/AS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA
IDENTIDADE CULTURAL NO REFERIDO CONTEXTO. O TEXTO DISCUTE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: A
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, DESPERTA INTERESSE DOS/AS
ALUNOS/AS PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE NO CONTEXTO AMAZÔNICO? UTILIZAMOS COMO
METODOLOGIA O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DAS FONTES FOI O
HERMENÊUTICO-DIALÉTICO. ACREDITAMOS QUE O/A PROFESSOR/A DEVA ACOMPANHAR O RITMO DAS
MUDANÇAS EXIGIDAS NESTE NOVO CENÁRIO, TANTO NO QUE SE REFERE AS QUESTÕES TECNOLÓGICAS, QUANTO
ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS. PARA TANTO, É NECESSÁRIO QUE ESTE/A ESTEJA MUNIDO/A DE CONHECIMENTO
PARA MUDAR AS FORMAS DE APRENDER DOS/AS ALUNOS/AS, BEM COMO AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOS/AS DO SEU TRABALHO DOCENTE.