SILVA, Adriana Stoppock et al.. Participação da comunidade na gestão escolar.. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81562>. Acesso em: 22/11/2024 03:11
O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO OS GESTORES DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ASTORGA-PR, INTERPRETARAM E BUSCARAM EFETIVAR A META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR. AS FONTES UTILIZADAS FORAM O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE ASTORGA-PR, BEM COMO ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM AS GESTORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTO POR LAURENCE BARDIN (2006). APROPRIOU DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE HELOÍSA LüCK E VITOR HENRIQUE PARO, PARA SE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA ANÁLISE DO DOCUMENTO E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POSSIBILITARAM INFERIR QUE A PARTICIPAÇÃO NÃO É ALGO QUE SE POSSA DECRETAR, MAS SE CONSTRÓI, E COMO TAL, ELA ENVOLVE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, O QUE EXIGE TEMPO E PERSISTÊNCIA. POR OUTRO LADO, NÃO É UMA CONSTRUÇÃO LINEAR, POIS ENVOLVEM EXPECTATIVAS, INTERESSES E O QUANTO SE ESTÁ DISPOSTO A INVESTIR NESSE ENGAJAMENTO, CABENDO AO GESTOR ESCOLAR ARTICULAR MEIOS COM AÇÕES E ESTRATÉGIAS CRIATIVAS QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NOS PROJETOS COLETIVOS DA ESCOLA EXERCENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA BUSCA PELA QUALIDADE DO ENSINO.