A ATIVIDADE DE ESTÁGIO À DOCÊNCIA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE, JÁ QUE ROMPE A BARREIRA DO TEÓRICO E ALCANÇA A PRÁTICA. É NESSA ETAPA QUE O MESTRANDO PASSA A SE CONHECER MAIS COMO DOCENTE, ENTENDE AS SUAS PRINCIPAIS LIMITAÇÕES E INICIA A PROCURA POR MÉTODOS DE MELHORIAS. O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ACONTECEU DURANTE DOIS PROCESSOS: ACOMPANHAMENTO DAS AULAS, COM CULMINÂNCIA DA REGÊNCIA, E COMPREENSÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, COM CULMINÂNCIA NA PRÁTICA DE CAMPO. O MOMENTO DE CONTATO COM A TURMA OCORREU POR MEIO DE UMA OCASIÃO NA QUAL FORAM DISCUTIDOS, DE FORMA INTRODUTÓRIA, ASPECTOS DA ATMOSFERA TERRESTRE, JÁ A AULA DE CAMPO FOI ORGANIZADA COM A FINALIDADE DE COMPREENDER NA REALIDADE OS CONCEITOS APLICADOS EM SALA DE AULA. COM O FINAL DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA, COMPREENDE-SE A IMPORTÂNCIA DESTAS ATIVIDADES PARA ESTUDANTES DE MESTRADO. ENTENDE-SE QUE É A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR E DAS ATIVIDADES PRÁTICAS QUE O ACADÊMICO ENTRA EM CONTATO COM A DOCÊNCIA, O QUE PERMITE A POSSIBILIDADE DO AUTOCONHECIMENTO E DA AUTOCRÍTICA, FATORES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, ESPECIALMENTE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.