ESSE TRABALHO ABORDA AS MAIORES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENFRENTAM COM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. FORAM ANALISADOS OS ARTIGOS DO GOOGLE ACADÊMICO ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2018, TENDO COMO RESULTADOS QUE: OS ALUNOS NÃO CONSEGUEM FAZER INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; NÃO SABEM/CONSEGUEM FAZER CONTAS E OPERAÇÕES; A MAIORIA NÃO DOMINA A MATEMÁTICA BÁSICA; NÃO CONSEGUEM ENTENDER A SIMBOLOGIA; POSSUEM UMA AUTOESTIMA EXTREMAMENTE BAIXA; O CURRÍCULO NÃO É ADAPTADO A IDADE/REALIDADE DOS DISCENTES; HÁ CARÊNCIA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS E DE ESTRUTURA DA ESCOLA; CONTEÚDO LECIONADO E MODO MECÂNICO E FALTA DE AULAS PRÁTICAS; E AS DIFICULDADES DO PRÓPRIO DOCENTE, MUITAS VEZES NÃO TENDO DIDÁTICA E NEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM MATEMÁTICA, MAS A LECIONA. COMO SUGESTÃO AOS PROFESSORES O ESTÍMULO A LEITURA E A ESCRITA, COM A APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSIFICADOS AO ALUNO; PROPÕE UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO; O USO DE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO NÍVEL DOS DISCENTES; ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO A IDADE DOS ALUNOS; INSERÇÃO DE QUESTÕES DO DIA-A-DIA DOS ALUNOS; ESTUDO E MELHORA DAS AULAS POR PARTE DA DIDÁTICA E INTEGRAR O ALUNO NUM PLANEJAMENTO DEMOCRÁTICO.