ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS
BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO
DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI
DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O
AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO
CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA
O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS
EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI
DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS
ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO
FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP
AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO
ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA
A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE
QU?MICA.