Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, CARDS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PIBID QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79780
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1366
    "titulo" => """
      CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM\r\n
      ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS\r\n
      BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO\r\n
      DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI\r\n
      DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O\r\n
      AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO\r\n
      CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA\r\n
      O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS\r\n
      EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI\r\n
      DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS\r\n
      ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO\r\n
      FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP\r\n
      AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO\r\n
      ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA\r\n
      A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE\r\n
      QU?MICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, CARDS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PIBID QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1366_27072021130157.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS"
    "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79780
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 1366
    "titulo" => """
      CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM\r\n
      ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS\r\n
      BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO\r\n
      DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI\r\n
      DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O\r\n
      AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO\r\n
      CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA\r\n
      O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS\r\n
      EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI\r\n
      DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS\r\n
      ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO\r\n
      FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP\r\n
      AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO\r\n
      ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA\r\n
      A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE\r\n
      QU?MICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, CARDS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PIBID QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1366_27072021130157.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS"
    "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE QU?MICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.