EM MEIO AOS AVAN?OS EM QUE A CONTEMPORANEIDADE NOS APRESENTA, AS INFORMA??ES S?O DIVULGADAS EM TODOS OS AMBIENTES DE FORMA EXTREMAMENTE R?PIDA. NESSE SENTIDO A LINGUAGEM POSSUI PAPEL DETERMINANTE EM NOSSAS FUN??ES. CABENDO A ESCOLA PROPORCIONAR CONDI??ES PARA QUE DESDE CEDO OS EDUCANDOS AMPLIEM TAIS COMPET?NCIAS. DESSE MODO O LETRAMENTO E A ALFABETIZA??O DEVEM SER REALIZADOS COM OBJETIVO NA ESCOLA, UM ESPA?O PRIVILEGIADO NO SENTIDO DOS V?RIOS G?NEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM, CABE A ELA A TAREFA DE INSERIR ESTAS PR?TICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS. A PARTIR DA PERSPECTIVA DE VALORIZA??O DA LINGUAGEM NO ENSINO INFANTIL, BUSQUEI COM ESSE ESTUDO CARACTERIZAR AS PR?TICAS DE UMA PROFESSORA DA TURMA DO INFANTIL I. PROCURANDO IDENTIFICAR SE S?O DESENVOLVIDAS SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZA??O MATEM?TICA? PARA REALIZA??O DA INVESTIGA??O UTILIZEI A PESQUISA QUALITATIVA (BODGAN E BIKLEIN,1994), A OBSERVA??O E A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA (GERHARDT E SILVEIRA, 2009). DE ACORDO COM AS OBSERVA??ES REALIZADAS DURANTE O PER?ODO EM QUE A REFERIDA TURMA ESTEVE SOB PESQUISA, PUDE INTUIR QUE A PROFESSORA BUSCA INSERIR DESDE CEDO OS N?MEROS NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES DAS CRIAN?AS. DE CURSO COM O QUE FOI OBSERVADO NA SALA DE AULA DA EDUCA??O INFANTIL, A PROFESSORA A TODO MOMENTO PROPORCIONA MOMENTOS DE INTERA??O ENTRE AS CRIAN?AS, AL?M DE PROCURAR SEMPRE TRAZER DISCUSS?ES DA LEITURA ENVOLVENDO A MATEM?TICA OFERTADA NA AULA, AL?M DE BUSCAR A TODO MOMENTO TRABALHAR OS CONCEITOS DE ALFABETIZA??O QUANTO OS DE LETRAMENTO PROMOVENDO VARIADAS SITUA??ES DE INTERA??O, COMPANHEIRISMO E RESPEITO AO PR?XIMO.