O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) SOBRE A ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA (SF) NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA ISSO, BUSCOU-SE NAS PÁGINAS DOS ANAIS DO EVENTO TODAS AS OCORRÊNCIAS POSSÍVEIS PARA A TEMÁTICA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. AS SEIS EDIÇÕES DO CONEDU (2014 - 2020) FORAM INVESTIGADAS POR COMPLETO NA BUSCA DOS TRABALHOS PARA ANÁLISE. POSTERIORMENTE, OS MATERIAIS ENCONTRADOS PASSARAM POR UMA LEITURA E EXPLORAÇÃO CRITERIOSA, FAVORECENDO UMA ANÁLISE E INTERPRETAÇÕES DOS DADOS PRODUZIDOS. AO LONGO DAS SETE EDIÇÕES DO CONEDU, FORAM PUBLICADOS UM TOTAL DE 21.494 TRABALHOS, CONTUDO, APENAS 04 PRODUÇÕES ENVOLVIAM O TEMA SF. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS PUBLICAÇÕES ENVOLVIAM ALGUM TIPO DE RECURSO DIDÁTICO OU METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM, COMO POR EXEMPLO, MAPAS CONCEITUAIS, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E JOGOS DIDÁTICOS. DIANTE DISTO, ALMEJA-SE QUE AS PROPOSTAS DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS PELOS AUTORES, AQUI DIVULGADAS E DISCUTIDAS, SUBSIDIEM A PROPOSIÇÃO DE OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS, ABORDAGENS DE ENSINO, SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES, VISANDO PROPORCIONAR APROFUNDAMENTOS E APLICAÇÕES COM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS DENTRO DAS DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS POR MEIO DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA.