O ENSINO DE MORFOSSINTAXE AINDA É UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS DOCENTES E VÁRIOS SÃO OS ENTRAVES PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO PRODUTIVO EM SALA DE AULA, O QUE PODE COMPROMETER A APRENDIZAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, A CONCEPÇÃO QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE A LÍNGUA, QUANDO AINDA ATRELADA A PRÁTICAS TRADICIONAIS, PODE PREJUDICAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA DE MANEIRA PRÁTICA E FUNCIONAL. POR OUTRO LADO, CONSIDERAMOS QUE A COMPREENSÃO INTERACIONISTA DA LÍNGUA, ASSIM COMO A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS, SÃO ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE, ASSIM COMO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR ESSA PARTE DA GRAMÁTICA. PARTIMOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA QUAL FORAM CONSULTADAS ORIENTAÇÕES DE DOCUMENTO OFICIAI RELATIVAS AO ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E, EM SEGUIDA, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS, TENDO COMO FERRAMENTA O GÊNERO FÁBULA, O ENSINO DE MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO ANTUNES (2003, 2007), KOCH E ELIAS (2009), PERINI (2019), ASSIM COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO OS PCN (BRASIL, 1998).