Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MORFOSSINTAXE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, , ENSINO DE MORFOSSINTAXE, , GÊNERO TEXTUAL FÁBULA., , Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81111
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2193
    "inscrito_id" => 2747
    "titulo" => "ENSINO DE MORFOSSINTAXE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA"
    "resumo" => "O ENSINO DE MORFOSSINTAXE AINDA É UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS DOCENTES E VÁRIOS SÃO OS ENTRAVES PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO PRODUTIVO EM SALA DE AULA, O QUE PODE COMPROMETER A APRENDIZAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, A CONCEPÇÃO QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE A LÍNGUA, QUANDO AINDA ATRELADA A PRÁTICAS TRADICIONAIS, PODE PREJUDICAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA DE MANEIRA PRÁTICA E FUNCIONAL. POR OUTRO LADO, CONSIDERAMOS QUE A COMPREENSÃO INTERACIONISTA DA LÍNGUA, ASSIM COMO A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS, SÃO ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE, ASSIM COMO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR ESSA PARTE DA GRAMÁTICA. PARTIMOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA QUAL FORAM CONSULTADAS ORIENTAÇÕES DE DOCUMENTO OFICIAI RELATIVAS AO ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E, EM SEGUIDA, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS, TENDO COMO FERRAMENTA O GÊNERO FÁBULA, O ENSINO DE MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO ANTUNES (2003, 2007), KOCH E ELIAS (2009), PERINI (2019), ASSIM COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO OS PCN (BRASIL, 1998)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA,, ENSINO DE MORFOSSINTAXE,, GÊNERO TEXTUAL FÁBULA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2747_30092021182517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE SOUZA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE CASTRO "
    "autor_email" => "crscastrope@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81111
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2193
    "inscrito_id" => 2747
    "titulo" => "ENSINO DE MORFOSSINTAXE: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA"
    "resumo" => "O ENSINO DE MORFOSSINTAXE AINDA É UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS DOCENTES E VÁRIOS SÃO OS ENTRAVES PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO PRODUTIVO EM SALA DE AULA, O QUE PODE COMPROMETER A APRENDIZAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, A CONCEPÇÃO QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE A LÍNGUA, QUANDO AINDA ATRELADA A PRÁTICAS TRADICIONAIS, PODE PREJUDICAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA DE MANEIRA PRÁTICA E FUNCIONAL. POR OUTRO LADO, CONSIDERAMOS QUE A COMPREENSÃO INTERACIONISTA DA LÍNGUA, ASSIM COMO A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS, SÃO ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE, ASSIM COMO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR ESSA PARTE DA GRAMÁTICA. PARTIMOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA QUAL FORAM CONSULTADAS ORIENTAÇÕES DE DOCUMENTO OFICIAI RELATIVAS AO ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E, EM SEGUIDA, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS, TENDO COMO FERRAMENTA O GÊNERO FÁBULA, O ENSINO DE MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO ANTUNES (2003, 2007), KOCH E ELIAS (2009), PERINI (2019), ASSIM COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO OS PCN (BRASIL, 1998)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA,, ENSINO DE MORFOSSINTAXE,, GÊNERO TEXTUAL FÁBULA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2747_30092021182517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE SOUZA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE CASTRO "
    "autor_email" => "crscastrope@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE MORFOSSINTAXE AINDA É UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS DOCENTES E VÁRIOS SÃO OS ENTRAVES PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO PRODUTIVO EM SALA DE AULA, O QUE PODE COMPROMETER A APRENDIZAGEM DE ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, A CONCEPÇÃO QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE A LÍNGUA, QUANDO AINDA ATRELADA A PRÁTICAS TRADICIONAIS, PODE PREJUDICAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA DE MANEIRA PRÁTICA E FUNCIONAL. POR OUTRO LADO, CONSIDERAMOS QUE A COMPREENSÃO INTERACIONISTA DA LÍNGUA, ASSIM COMO A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E O TRABALHO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA, A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS, SÃO ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE, ASSIM COMO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA TRABALHAR ESSA PARTE DA GRAMÁTICA. PARTIMOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA QUAL FORAM CONSULTADAS ORIENTAÇÕES DE DOCUMENTO OFICIAI RELATIVAS AO ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E, EM SEGUIDA, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS, TENDO COMO FERRAMENTA O GÊNERO FÁBULA, O ENSINO DE MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO ANTUNES (2003, 2007), KOCH E ELIAS (2009), PERINI (2019), ASSIM COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, COMO OS PCN (BRASIL, 1998).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.