AS PLANTAS SÃO SERES FUNDAMENTAIS PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA, FORNECENDO ALIMENTO, QUALIDADE AMBIENTAL E CURA. MESMO COM ESSA IMPORTÂNCIA HÁ PROBLEMAS EDUCACIONAIS NO NÍVEL SUPERIOR E BÁSICO EM BOTÂNICA, SENDO DERIVADO DE UM MODELO TRADICIONALISTA. ESSA QUESTÃO É TRATADA POR ALGUNS AUTORES COMO CEGUEIRA BOTÂNICA, SENDO ENTÃO A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS E SUA IMPORTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO PARA CULTIVO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, AROMÁTICAS E MEDICINAIS. AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS POSSUEM FÁCIL CULTIVO, RUSTICIDADE, ÀS VEZES CRESCEM ESPONTANEAMENTE E ALTO VALOR NUTRICIONAL. AS PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS, EM SUA COMPOSIÇÃO, POSSUEM ELEMENTOS QUÍMICOS QUE PODEM SER USADOS PARA BENEFICIAR A SAÚDE, SERVINDO COMO TEMPEROS E CONDIMENTOS, O VIVEIRO POSSUÍA VÁRIAS ESPÉCIES DESSES GRUPOS. FORAM FEITAS COLETAS E PRODUÇÃO DE RECIPIENTES PARA AS MUDAS SEREM PLANTADAS, USAMOS GARRAFAS PETS RECICLADAS E CASCAS DE COCOS CONSUMIDOS, FOI NECESSÁRIO DIFERENTES PREPAROS PARA OS VASOS. O SUBSTRATO USADO ERA RICO EM MATÉRIA ORGÂNICA E COM GRANDE CAPACIDADE DE DRENAGEM. APÓS O PLANTIO HOUVE A ESCOLHA DO LOCAL MAIS ADEQUADO. AS PLANTAS MOSTRARAM CRESCIMENTO POSITIVO DA BIOMASSA. A PRÁTICA DE PLANTIO COM CRIANÇAS FOI MUITO CONSTRUTIVA E LÚDICA. A DISTRIBUIÇÃO DAS MUDAS TROUXE TROCAS CONSTRUTIVAS COM A POPULAÇÃO. ESSAS PRÁTICAS FAVORECEM A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SE PROPÕEM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL, PODENDO SER UTILIZADA EM SUA VIDA PROFISSIONAL, ESTIMULANDO QUEBRAS DE PARADIGMAS E VISÃO MAIS AMPLA SOBRE A SUSTENTABILIDADE, BIODIVERSIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E EQUILÍBRIO DA NATUREZA.