ESTE ARTIGO É RESULTADO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NELA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA MATERIALIZAÇÃO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA DIRECIONADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO UM TODO, APONTANDO AINDA, ÀS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES, TOMANDO COMO BASE O PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA QUE NORTEIA A FORMULAÇÃO DO PPP. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E, OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR CONCEITOS, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS RELATIVOS À CONCEPÇÃO DE PODER PRESENTES NO PPP; ANALISAR PROPOSTAS PRESENTES NO PPP E ELEMENTOS DE VERTICALIZAÇÃO E/OU HORIZONTALIZAÇÃO DO PODER QUE TEM SUA MATERIALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENSÃO TEÓRICA UTILIZOU-SE BRASIL (1996), FERREIRA (2011), LüCK (2013), SANTOS E SALES (2012), SAVIANI (1982), VEIGA (2004), VEIGA (2009) E VEIGA (2013). O PERCURSO METODOLÓGICO PARTIU DA ABORDAGEM QUALITATIVO DE LAGE (2013) ANÁLISE DOCUMENTAL, ANÁLISE DE REDES SOCIAIS, OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA COM ARMAZENAMENTO DE DADOS, E ENTREVISTAS FUNDAMENTADAS EM BELL (2008), TAMBÉM QUESTIONÁRIO FUNDAMENTANDO EM GüNTHER (2003). A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS, FUNDAMENTAM-SE EM FRANCO (2008) E MINAYO (2006). EM SUMA, INFERIU-SE QUE, ALÉM DE MATERIALIZAR AS PROPOSTAS DO PPP, A INSTITUIÇÃO APRESENTA ASPECTOS DE HORIZONTALIZAÇÃO DE PODER, PAUTADOS NA DESCENTRALIZAÇÃO, APRESENTANDO ELEMENTOS DE CENTRALIZAÇÃO NA FIGURA DO GESTOR, TENDO ENTÃO UM ENCAMINHAMENTO PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PAUTADA NA COLETIVIDADE E AUTONOMIA.