O PRESENTE ESTUDO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA POR PARTE DE DISCENTES SOBRE O MOMENTO VIVENCIADO
DEVIDO AO NOVO CORONAV?RUS. INCERTEZAS E DESAFIOS S?O ALGUMAS DAS CONSEQU?NCIAS GERADAS POR
ESSA NOVA DOEN?A DISSEMINADA EM LARGA ESCALA, CUJA MELHOR FORMA DE COMBATE EST? NA PREVEN??O,
POR MEIO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, DO USO DE M?SCARA E DAS PR?TICAS DE HIGIENE. POR ISSO, O ESPA?O
EDUCACIONAL NECESSITOU RECORRER AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA DAR CONTINUIDADE AO ANO
LETIVO, POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS. ASSIM, ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DAS
INSTITUI??ES DE ENSINO, PRECISARAM SE ADAPTAR AO NOVO MODELO. NO PRIMEIRO MOMENTO SER? EXIBIDA
UMA BREVE CONTEXTUALIZA??O ACERCA DO ENSINO REMOTO VIVENCIADO NESSE CONTEXTO. POSTERIORMENTE,
SER?O ABORDADOS OS APORTES DA PSICOLOGIA HIST?RICO-CULTURAL PARA COMPREENS?O DA IMPORT?NCIA DA
INTERA??O DO INDIV?DUO COM O SEU MEIO CULTURAL E AS PESSOAS MAIS EXPERIENTES PARA OS PROCESSOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, DIFICULTADA NO MOMENTO ATUAL POR RAZ?ES SANIT?RIAS. POR FIM,
SER?O EVIDENCIADOS RELATOS DE ESTUDANTES UNIVERSIT?RIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DE UMA INSTITUI??O
P?BLICA DE ENSINO, AUTORES DESSE TRABALHO, ACERCA DE TEMAS COMO EXPERI?NCIAS, DIFICULDADES E
APRENDIZAGENS DECORRENTES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE MESMO
QUE A EDUCA??O UTILIZE A TECNOLOGIA COMO UM MEIO PARA A INOVA??O E O DI?LOGO NO PROCESSO DE
EDUCA??O FORMAL DO SUJEITO, AINDA EXISTE UMA GRANDE DIFICULDADE POR PARTE DA POPULA??O PARA O
USUFRUTO DA INTERNET E DE APARELHOS TECNOL?GICOS, AL?M DO LETRAMENTO DIGITAL, O QUE PRODUZ UM
IMPACTO NAS AULAS.