Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO MATEMÁTICO POR MEIOS DE JOGOS E MATERIAIS DO COTIDIANO

Palavra-chaves: LETRAMENTO MATEMÁTICO, LUDICIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80475
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1359
    "inscrito_id" => 4239
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO POR MEIOS DE JOGOS E MATERIAIS DO COTIDIANO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O LETRAMENTO MATEM?TICO. POR SE REDIMENSIONAR NA ARTICULA??O DO ENSINO DA MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O, APRESENTA OS SEGUINTES ASPECTOS FUNDAMENTAIS: O LETRAMENTO MATEM?TICO, A LUDICIDADE E A RESOLU??O DE PROBLEMAS.  NA UTILIZA??O DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS DO COTIDIANO, ARTICULA-SE A PROMO??O DO ENSINO ATRAV?S DA LUDICIDADE, OU SEJA, MATERIAIS QUE COMP?E O COTIDIANO DAS CRIAN?AS QUE CONTRIBUEM NA PROMO??O DO ENSINO DA MATEM?TICA SIGNIFICATIVA, FAZENDO COM QUE DE FATO AS CRIAN?AS SE APROXIMEM DO CONHECIMENTO MATEM?TICO COM PROPRIEDADE. A LUDICIDADE MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO DA MATEM?TICA PROP?E ESTRAT?GIAS POR MEIOS DE JOGOS QUE SEJAM INSERIDOS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, CONSTRUTOR E INVESTIGATIVO NUMA PERSPECTIVA AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA COMO NORTE ESTRAT?GICO NA MELHORIA DO ENSINO DA MATEM?TICA. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO M?TODO L?DICO DE ENSINO; DE FORMA PLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER, RECONHECENDO O LETRAMENTO MATEM?TICO COMO PARADIGMA DA LINGUAGEM ESCRITA E FALADA NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. ESSA CONCEP??O ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEM?TICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO LETRAMENTO A METODOLOGIA DA RESOLU??O DE PROBLEMAS PROMOVIDA PELA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, LUDICIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4239_27072021173356.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENA"
    "autor_email" => "p_efs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80475
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1359
    "inscrito_id" => 4239
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO POR MEIOS DE JOGOS E MATERIAIS DO COTIDIANO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O LETRAMENTO MATEM?TICO. POR SE REDIMENSIONAR NA ARTICULA??O DO ENSINO DA MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O, APRESENTA OS SEGUINTES ASPECTOS FUNDAMENTAIS: O LETRAMENTO MATEM?TICO, A LUDICIDADE E A RESOLU??O DE PROBLEMAS.  NA UTILIZA??O DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS DO COTIDIANO, ARTICULA-SE A PROMO??O DO ENSINO ATRAV?S DA LUDICIDADE, OU SEJA, MATERIAIS QUE COMP?E O COTIDIANO DAS CRIAN?AS QUE CONTRIBUEM NA PROMO??O DO ENSINO DA MATEM?TICA SIGNIFICATIVA, FAZENDO COM QUE DE FATO AS CRIAN?AS SE APROXIMEM DO CONHECIMENTO MATEM?TICO COM PROPRIEDADE. A LUDICIDADE MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO DA MATEM?TICA PROP?E ESTRAT?GIAS POR MEIOS DE JOGOS QUE SEJAM INSERIDOS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, CONSTRUTOR E INVESTIGATIVO NUMA PERSPECTIVA AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA COMO NORTE ESTRAT?GICO NA MELHORIA DO ENSINO DA MATEM?TICA. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO M?TODO L?DICO DE ENSINO; DE FORMA PLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER, RECONHECENDO O LETRAMENTO MATEM?TICO COMO PARADIGMA DA LINGUAGEM ESCRITA E FALADA NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. ESSA CONCEP??O ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEM?TICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO LETRAMENTO A METODOLOGIA DA RESOLU??O DE PROBLEMAS PROMOVIDA PELA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, LUDICIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4239_27072021173356.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENA"
    "autor_email" => "p_efs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O LETRAMENTO MATEM?TICO. POR SE REDIMENSIONAR NA ARTICULA??O DO ENSINO DA MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O, APRESENTA OS SEGUINTES ASPECTOS FUNDAMENTAIS: O LETRAMENTO MATEM?TICO, A LUDICIDADE E A RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA UTILIZA??O DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS DO COTIDIANO, ARTICULA-SE A PROMO??O DO ENSINO ATRAV?S DA LUDICIDADE, OU SEJA, MATERIAIS QUE COMP?E O COTIDIANO DAS CRIAN?AS QUE CONTRIBUEM NA PROMO??O DO ENSINO DA MATEM?TICA SIGNIFICATIVA, FAZENDO COM QUE DE FATO AS CRIAN?AS SE APROXIMEM DO CONHECIMENTO MATEM?TICO COM PROPRIEDADE. A LUDICIDADE MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO DA MATEM?TICA PROP?E ESTRAT?GIAS POR MEIOS DE JOGOS QUE SEJAM INSERIDOS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, CONSTRUTOR E INVESTIGATIVO NUMA PERSPECTIVA AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA COMO NORTE ESTRAT?GICO NA MELHORIA DO ENSINO DA MATEM?TICA. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO M?TODO L?DICO DE ENSINO; DE FORMA PLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER, RECONHECENDO O LETRAMENTO MATEM?TICO COMO PARADIGMA DA LINGUAGEM ESCRITA E FALADA NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. ESSA CONCEP??O ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEM?TICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO LETRAMENTO A METODOLOGIA DA RESOLU??O DE PROBLEMAS PROMOVIDA PELA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Sônia Eli do Carmo de Souza

    Gostaria de visitar suas atividades

    01/03/2023 19:59:20

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.