O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS, QUE OFERTAM O CURSO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), ATRAVÉS DA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SÃO MÉTODOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE APLICADAS EM AULAS, COLOCAM O ESTUDANTE EM PAPEL DE DESTAQUE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AO DISCENTE UM ENVOLVIMENTO DIRETO, PARTICIPATIVO, DEIXANDO ASSIM DE COMPORTAR-SE PASSIVAMENTE COMO UM OBSERVADOR DURANTE A AULA, PROPORCIONANDO AVANÇAR MAIS NO CONHECIMENTO PROFUNDO. BASEADO EM ESTUDOS (DEWEY, 1979; FREIRE, 1996; MEIRIEU, 1998; CASTELLAR E MORAES, 2016; BACICH E MORAN, 2018; ZAMBONI, 2019), SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A PESQUISA DE MESTRADO ESTÁ EM FASE INICIAL E POR ESTE MOTIVO NÃO POSSUI RESULTADOS CONCLUSIVOS DEFINITIVOS, PORÉM, OS PRELIMINARES APONTAM PARA A CONTEMPLAÇÃO NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE APENAS UMA IES, A DISCIPLINA DEDICADA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM METODOLOGIAS ATIVAS.