O PRESENTE ARTIGO, OBJETIVA APRESENTAR ALGUNS CONCEITOS SOBRE A SOCIEDADE DO TRABALHO E DO CONHECIMENTO, ATRELADO AO TRABALHO DOCENTE COMO TRABALHO IMATERIAL E AS CONCEPÇÕES QUE AUTORES COMO MARX (1989), SAVIANI (1991), HYPOLITO (2013), HIRATA E KERGOAT (2007) E GRAMISC (1999) ENTRE OUTROS, QUE COLOCAM EM QUESTÃO O DEBATE TEÓRICO ACERCA DO MUNDO TRABALHO NA SOCIEDADE. CONCERNENTE À METODOLOGIA, PODEMOS DIZER QUE A DIALÉTICA FAZ PARTE DA REALIDADE DA HISTÓRIA E DAS CONTRADIÇÕES, E SERÁ FUNDAMENTADA BIBLIOGRAFICAMENTE. AO RESSALTAR O CARÁTER DO TRABALHO DOCENTE COMO TRABALHO IMATERIAL, CHAMAMOS A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA UMA VEZ QUE O TRABALHO IMATERIAL SE RELACIONA COM O SABER E AS TRANSFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NA SOCIEDADE ENVOLVENDO O TRABALHO DOCENTE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO. AS ANÁLISES INDICAM QUE É IMPRESCINDÍVEL SUPERAR OS CONCEITOS SUPERFICIAIS DE TRABALHO IMATERIAL, CUJA IMPORTÂNCIA NÃO É MENSURÁVEL EM VALORES, MAS SIM EM SABERES. CONCLUÍMOS QUE AS RELAÇÕES DE GÊNERO PERMEIAM A IDENTIDADE DOCENTE REFORÇANDO AS HIERARQUIAS PRESENTES NA SOCIEDADE.