ESTE TEXTO TRATA DO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DESTACANDO A LEGISLAÇÃO QUE ASSEGURA O DIREITO AO ACESSO E OS ASPECTOS RELACIONADOS AS DIVERSIDADES NAS DEFICIÊNCIAS. OS OBJETIVOS DESSE TRABALHO SÃO: REFLETIR SOBRE O QUE EXPRESSAM A LEGISLAÇÃO ACERCA DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) E A INCLUSÃO; ANALISAR O USO DE TECNOLOGIAS A PARTIR DO CONCEITO DE TA ESTABELECIDO PELO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS (CAT) E A DIVERSIDADE E ESPECIFICIDADES DAS DEFICIÊNCIAS, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A CLASSIFICAÇÃO E REQUISITOS DE TAS, APLICADOS AO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS NAS DIFERENTES ÁREAS DA DEFICIÊNCIA. A METODOLOGIA CONSISTE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE A ALGUMAS LEGISLAÇÕES QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, DE QUESTÕES AFETAS A ENGENHARIA DE SOFTWARE, DE REQUISITOS FUNCIONAIS DOS SISTEMAS E DE POSSÍVEIS USUÁRIOS DE TAS. PARA DAR SUPORTE TEÓRICO, UTILIZA-SE DE PRODUÇÕES DE AUTORES QUE PESQUISAM O TEMA EM QUESTÃO E DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS APRESENTADOS AMPLIEM AS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE O USO DE TAS NO ENSINO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E NO PROCESSO DE INCLUSÃO EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO.