AMORIM, Thaís Fernandes De. Escola inclusiva: de que escola estamos falando?. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81105>. Acesso em: 05/11/2024 11:13
ESTE TRABALHO SURGE COMO UMA INQUIETAÇÃO LEVANTADA PARA O NOSSO PROJETO DE PESQUISA, EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO, ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E/OU ESPECIAL. O DEBATE ACERCA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA É RECORRENTE NO ÂMBITO EDUCACIONAL, CONTUDO AINDA É MAL COMPREENDIDO E INEFICAZ. CONTINUA SENDO UM DESAFIO PARA A ESCOLA E SEUS PROFISSIONAIS COMPREENDEREM A REAL DIMENSÃO DO TEMA E SE ADAPTAREM AO MODELO DE ESCOLA INCLUSIVA. O PRESENTE TRABALHO VISA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INCLUSÃO E PROPOR PENSAR EM UMA ESCOLA ONDE O ENSINO E A APRENDIZAGEM SEJAM ABERTOS ÀS DIFERENÇAS. A METODOLOGIA DEU-SE POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE BASE TEÓRICA EM SCOTTO (2018), CARVALHO (2003), MANTOAN (2003), DENTRE OUTROS, POSTO QUE DISCUTEM A QUESTÃO DA INCLUSÃO E DE ESCOLA COMO UM LUGAR DE DIVERSIDADE E DE MUITOS AVANÇOS QUE SE FAZEM NECESSÁRIOS, NOS POSTULADOS DA ANÁLISE DO DISCURSO – AD FRANCESA, E NA PSICANÁLISE LACANIANA POSTO QUE ESTAMOS LIDANDO COM SUJEITOS ESPECÍFICOS JULGADOS E MAL ANALISADOS, AO LONGO DA HISTÓRIA.