A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS, BEM COMO À CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS SÃO RECORRENTEMENTE APONTADAS COMO ESTRATÉGIAS IMPORTANTES PARA AUXILIAR O PROFESSOR NO ENSINO DA ZOOLOGIA. DADA A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RETRATAR O ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS RELACIONADAS AO USO DESSE RECURSO NO ENSINO BRASILEIRO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI REALIZADA POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS. FORAM SELECIONADOS 54 ARTIGOS PARA A ANÁLISE, OS QUAIS FORAM ORGANIZADOS QUANTO AO FOCO DESCRITIVO PRINCIPAL DO TRABALHO E QUANTO AO OBJETIVO GERAL. HÁ UM ESFORÇO DENTRO DA COMUNIDADE ACADÊMICA EM DESENVOLVER, IMPLEMENTAR E DIVULGAR PESQUISAS ENVOLVENDO AS AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA, TANTO NO ENSINO BÁSICO, COMO NO ENSINO SUPERIOR, PORÉM, É POSSÍVEL NOTAR LACUNAS REFERENTES À AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS AULAS PRÁTICAS NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, SUGERE-SE COMO TENDÊNCIA DE CAMINHO A SER SEGUIDO A NECESSIDADE DE PESQUISAS COM DESENHOS METODOLÓGICOS BEM DEFINIDOS, PADRONIZADOS, UTILIZANDO MÉTRICAS E PADRÕES DE AVALIAÇÃO DE SUA EFICÁCIA.