ESSE ARTIGO ABORDA ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, VIVENCIADAS NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, EM HUMAITÁ/AMAZONAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SOMADA A UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DOUTORA QUE MINISTROU A DISCIPLINA, CUJO OBJETIVO É REALIZAR ESTUDOS REFERENTES AOS FUNDAMENTOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR, A PARTIR DAS PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PERCURSO ESCOLAR E ACADÊMICO, COM BASE NA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES, FAZENDO A INTERFACE COM OS AUTORES ESTUDADOS NA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE OBSERVACIONAL, INTERATIVA E PARTICIPATIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DERAM BASE AO DESENVOLVIENTO DA DISCIPLINA, CONSIDERANDO SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. OS AUTORES REFERENCIADOS FORAM SUGERIDOS NO PLANO DE ENSINO E EMBASAM A ANÁLISE DESTE ESTUDO, SENDO: BAIN (2007), BEHRENS (2011), BORGE (2017), CAMPOS (2010), FLORES (2014), MASETO (2012), SILVA (2019). OS RESULTADOS ENCONTRADOS SERVIRAM DE REFORÇO AO QUE FOI DISCUTIDO E APREENDIDO DURANTE AS AULAS E REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE FAZER ESCOLHAS ACERTADAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, SEJA QUAL FOR A MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO.