É COMPROVADO QUE AS EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE INICIAM NA INFÂNCIA SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. É O PRINCIPAL MEIO PELO QUAL A CRIANÇA EXPLORA E SE RELACIONA COM O AMBIENTE EM QUE VIVE. O MOVIMENTO PROPORCIONA SENSAÇÕES E SENTIMENTOS QUE CORROBORAM NA PERCEPÇÃO E EM TODA A APRENDIZAGEM, BEM COMO NA CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS. POR MEIO DA EXPLORAÇÃO MOTORA, A CRIANÇA DESENVOLVE CONSCIÊNCIA DO MUNDO QUE A CERCA E DE SI PRÓPRIA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. REALIZADA POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DO ESTUDO DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. BUSCAMOS CONCEITUAR PSICOMOTRICIDADE, COMPREENDER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TRAZENDO UM POUCO SOBRE A DEFINIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPREENDER QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.