O PRESENTE TRABALHO DESVELA UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, SOBRE A DOCÊNCIA DEDICADA A PRIMEIRA INFÂNCIA, E AS NEGLIGÊNCIAS QUE OCORREM DIARIAMENTE NESTA PROFISSÃO, EVIDENCIANDO A LUTA DAS AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (ADEB) NO MUNICÍPIO DE CARAPICUÍBA-SP PELO EFETIVO RECONHECIMENTO DOCENTE, E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, INDAGA-SE: POR QUE ESTAS AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL REIVINDICAM O RECONHECIMENTO DOCENTE? EM PROL DE EXPLORAR TAL QUESTÃO, ESTE ESTUDO TRAZ UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APONTANDO COM BASE NA LITERATURA ATUAL, O QUE SE ENTENDE COMO A FUNÇÃO DESSAS AUXILIARES E VERIFICAR SE A REIVINDICAÇÃO PELO RECONHECIMENTO COMO PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL É VALIDADA EM LEI. NÃO OBSTANTE, COM BASE NAS RESPOSTAS AFERIDAS A UM QUESTIONÁRIO POR 82 AUXILIARES ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTE TRABALHO TRAZ JUNTAMENTE UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO PRÁTICO DAS ADEBS EM CARAPICUÍBA. PARTINDO DAS RESPOSTAS DAS INFORMANTES, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE ESTAS AUXILIARES REALIZAM DESDE O INÍCIO DO SERVIÇO PÚBLICO FUNÇÕES ANÁLOGAS A DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PORÉM, NÃO FAZEM PARTE DO QUADRO DO MAGISTÉRIO E NÃO GOZAM DOS MESMOS DIREITOS DOS PROFESSORES, COM ISSO, SENTEM-SE INJUSTIÇADAS E ALMEJAM UMA EQUIPARAÇÃO DOS CARGOS, O QUE BENEFICIARIA A PRÓPRIA IDENTIDADE DESSAS PROFISSIONAIS E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.