O GESTOR EDUCACIONAL É UM AGENTE MUITO IMPORTANTE NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. SUA FORMAÇÃO PRECISA SER PENSADA PARA CONTEMPLAR AS EXIGÊNCIAS DE SEU CARGO QUE ABRANGE AÇÕES PEDAGÓGICAS, ADMINISTRATIVAS E ATÉ POLÍTICAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A FORMAÇÃO DE GESTORES NO BRASIL POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA. PARA ISSO FORAM REALIZADOS LEVANTAMENTOS DE ARTIGOS NAS BASES DE DADOS SCIELO E PERIÓDICOS CAPES. FOI ENCONTRADA BAIXA PRODUÇÃO DA TEMÁTICA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DE GESTORES FOI PERCEBIDO QUE ESTE ESTEVE EM SEGUNDO PLANO NO BRASIL. DESDE O INÍCIO A FORMAÇÃO ERA CENTRADA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, REPASSANDO A FUNÇÃO ADMINISTRATIVA E DE GESTÃO AOS PROFISSIONAIS COM CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA. ASSIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DA COMPLEMENTAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES QUE ASSUMEM A FUNÇÃO.