O USO DE V?DEOS COMO UM RECURSO DID?TICO PODE SER UM GRANDE ALIADO ? EDUCA??O, VISTO QUE TAL FERRAMENTA FAZ PARTE DO DIA A DIA DOS ALUNOS, E QUANDO ? LEVADO PARA A SALA DE AULA INSTRUMENTOS E ARTIF?CIOS COMO ESTE UTILIZADOS PELOS ESTUDANTES, O APRENDIZADO PODE SE TORNAR MUITO MAIS ATRATIVO E INTERESSANTE. TENDO EM VISTA, QUE O USO DE V?DEOS TEM SE TORNADO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NO ?MBITO EDUCACIONAL, SURGE O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE FORMA OS V?DEOS DID?TICOS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA? POR ESSE MOTIVO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A PERCEP??O DOS DISCENTES DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA SOBRE A CONTRIBUI??O DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO APERFEI?OAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA APRESENTOU NATUREZA QUALITATIVA, DE CAR?TER INVESTIGATIVO E EXPLORAT?RIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NA ESCOLA ONDE FOI REALIZADA A PESQUISA, OS V?DEOS COMO RECURSO DID?TICO S?O BASTANTE EXPLORADOS PELOS DOCENTES, O QUE SE CARACTERIZA UM PONTO POSITIVO. DESSE MODO, OS RECURSOS AUDIOVISUAIS MOSTRARAM UMA GRANDE CONTRIBUI??O PARA O APERFEI?OAMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA, TORNANDO AS AULAS MAIS PRAZEROSAS E DIFERENCIADAS, ATENDENDO AOS OBJETIVOS CURRICULARES DA DISCIPLINA. POIS ESTES, SERVEM COMO FONTE ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR DOS CONTE?DOS ABORDADOS NO LIVRO DID?TICO, OFERECENDO AO PROFESSOR UM LEQUE DE OP??ES A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE AULA.