FERNANDES, Ivani Cristina Brito et al.. . E-book VII CONEDU 2021 - Vol 03... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82346>. Acesso em: 25/11/2024 07:58
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE AS QUESTÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CONTEMPORANEIDADE, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. PARA TAL, ENTENDE, PELA TEORIA CRÍTICA DE VIKTOR FRANKL, O CONCEITO DE SENTIDO DA VIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUE PERMITE VER A LOGOTERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO. PARA REFLETIR SOBRE O TEMA, TEMOS COMO BASE METODOLÓGICA A PESQUISA EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA PARA APRESENTAR COMO ESSE PROJETO INTERFERE NO FAZER DOCENTE E DE QUE MANEIRA AS METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO PODEM COLABORAR PARA NÃO SÓ CENTRAR O ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MAS DE QUE MANEIRA PROFESSORES E ALUNOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ESSA RELAÇÃO AO LONGO DO MÉTODO EDUCACIONAL QUE NOS EXIGE OS TEMPOS ATUAIS, MUDANDO A INDIFERENÇA PELO PROTAGONISMO DOS SUJEITOS. PARA FINALIZAR, DESENVOLVEMOS BREVEMENTE, DE MANEIRA ENSAÍSTICA, COMO AS REALIDADES SOCIAIS ATUAIS INTERFEREM NOS PAPÉIS DOS INDIVÍDUOS E DE QUE MANEIRA ESSA COMPREENSÃO ATIVA NOVAS AÇÕES DE SEUS PROTAGONISTAS, ENTENDENDO O PROFESSOR COMO MEDIADOR DESSE SISTEMA.