NESTE ARTIGO, ANALISAMOS A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFS) NO PERÍODO DE 2014-2020. O ESTUDO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, DENOMINADO ESTADO DA ARTE. CONSULTAMOS O BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E O OBSERVATÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL (PROFEPT). PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. LOCALIZAMOS UM TOTAL DE 21 TRABALHOS. OS RESULTADOS DAS PRODUÇÕES APONTARAM QUE OS IFS VÊM CAMINHANDO PARA QUE AS DIVERSIDADES SEJAM RESPEITADAS E RECONHECIDAS. PORÉM, APESAR DOS AVANÇOS, BARREIRAS PRECISAM SER ULTRAPASSADAS, COMO A FALTA DE ACESSIBILIDADE, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, RECURSOS HUMANOS, FORMAÇÃO CONTINUADA AOS DOCENTES, EQUIPE TÉCNICA, GESTORES. O ESTADO DA ARTE POSSIBILITOU PERCEBER A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS SOBRE A TEMÁTICA, SOBRETUDO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES.