ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PARTE DA DISSERTAÇÃO FINALIZADA. O OBJETO DA PESQUISA É SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO, NO PERÍODO DE 1920 A 1970. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ANÁLISE DOCUMENTAL DA LEGISLAÇÃO SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO NO ÂMBITO NACIONAL E REGIONAL. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO CORRESPONDE AO MATERIALISTA-HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A COMPREENSÃO DO CONTEXTO DA SOCIEDADE NO PERÍODO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA ATÉ O INÍCIO DA DITATURA MILITAR. AO ANALISAR ALGUNS MARCOS POLÍTICOS E LEGAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, SE EVIDENCIA QUE NÃO DEVE SER RESVALADO POR REDUCIONISMOS QUE A PARTICULARIZAM SEM INSERIR NO CONTEXTO DA TOTALIDADE MEDIADA PELAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, E LUTA DE CLASSES ENTRE EXPLORADORES E EXPLORADOS. COMO RESULTADO DA PESQUISA VERIFICOU QUE NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, A INSTALAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTEVE MOTIVADA PELO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, QUE OBEDECEU AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA REGIÃO QUE SE CARACTERIZAVA PELA PECUÁRIA, MAS TAMBÉM PELO COMÉRCIO, ALÉM DA CHEGADA DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL QUE ALTEROU O PERFIL SOCIAL E ECONÔMICO DA CIDADE.